SP ganha ponto de ônibus ecológico

03/11/2011 - Webtranspo

SPTrans testa nova parada na Paulista

Ponto incetntiva práticas sustentáveisUma iniciativa da SPTrans (São Paulo Transportes) disponibiliza a partir desta quinta-feira, 3 – em fase de testes – o primeiro ponto de ônibus sustentável do Brasil, localizado no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, por qual passa diariamente mais de 300 ônibus.

Denominado e-ponto e instalado em parceria com a empresa Tetis Engenharia e Tecnologia, a parada ecológica disponibiliza terminais de computadores e totens interativos que permitirão ao usuário acessar a página da SPTrans e buscar o itinerário ou saber as linhas de ônibus que passam por aquele local.

Além disso, está disponível o acesso Wi-Fi e Bluetooth, onde os passageiros poderão acessar por celulares as informações disponíveis na parada. Também será testada uma lixeira interativa que vai agradecer e aplaudir quando um usuário jogar o lixo no lugar certo.

Outra novidade é um sensor que acionará o sistema de climatização com filtros de ar e ventilação úmida quando a unidade do ar estiver inferior a 60%. A parada terá energia própria produzida por painéis solares instalados no teto que serão responsáveis por fazer funcionar os computadores e equipamentos do local.