Bilhete metropolitano será aceito no Metrô e na CPTM, diz EMTU

27/05/2011 - G1 SP, Bruno Azevedo

Usuário não terá, inicialmente, desconto de integração.

EMTU aguarda dados para definir desconto de tarifa.

O Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM), usado por passageiros de 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, começará a ser aceito nas catracas do Metrô e da CPTM a partir do dia 27 de julho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, em São Bernardo do Campo, no ABC.

Inicialmente o cartão BOM poderá ser usado em apenas uma estação a ser definida pelo grupo de trabalho coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e que envolve técnicos das três empresas (EMTU, CPTM e Metrô).

O usuário não terá desconto de integração, como acontece na cidade de São Paulo com o Bilhete Único quando o passageiro utiliza ônibus e Metrô ou ônibus e trem. Segundo Lopes, para se definir um desconto na tarifa de integração é preciso que todos os municípios da região metropolitana entreguem à EMTU cálculos com seus gastos operacionais.

“Estamos trabalhando com a data de 27 de julho para que o BOM possa acessar o Metrô e a CPTM”, disse Lopes.

Além disso, a EMTU precisa colher dados de quanto tempo o passageiro da Grande São Paulo gasta em seus deslocamentos. Isso para que seja dado um período para o benefício de integração. No município de São Paulo, por exemplo, a tarifa integrada com desconto usando o Bilhete Único tem duração de duas horas.

O presidente da EMTU ressaltou que, num primeiro momento, o uso do BOM nas catracas da CPTM e do Metrô trará facilidades para usuário. “[Para oferecer a tarifa de integração com desconto] São precisos cálculos operacionais. Estamos estudando o tempo médio de viagem dentro do sistema de transporte metropolitano”, disse Lopes.

Segundo ele, esse estudo será contratado em breve e os dados devem estar à disposição da EMTU até o final deste ano. A integração de tarifas depende também de convênios firmados com cada município da região metropolitana. Lopes evitou definir prazos de quando será dado desconto na integração de sistemas.