SP ganha novo conceito de ônibus


SEX, 26 DE MARÇO DE 2010 14:16
AddThis Social Bookmark Button
Grupo Ruas recebe 100 modelos do B9Salf

 
A introdução de novas tecnologias – aliada a sistemas inteligentes de transporte público – surge como uma das possíveis soluções para a questão da mobilidade nas metrópoles brasileiras. Processo do qual participam os próprios usuários, gestores da área, donos de empresas do segmento de passageiros e, inclusive, as fabricantes/montadoras de ônibus.

Neste cenário, a Volvo Bus Latin America e a Vocal, concessionária da marca sueca em São Paulo, fizeram, nesta quinta-feira, 25, uma entrega simbólica de 100 modelos B9Salf biarticulados a José Ruas Vaz, dono do Grupo Ruas.
Pioneira na utilização de ônibus articulados, a empresa, que possui uma frota com mais de seis mil veículos e transporta mais de 90 milhões de pessoas por mês na capital paulista, firmou o contrato com a Volvo em outubro do ano passado.
Desenvolvido pela montadora sueca com tecnologias de acessibilidade – 100% piso baixo – e capacidade de transporte acentuada, podendo atender até 20% a mais de passageiros que os modelos articulados convencionais, o B9Salf integra o conceito BRT (Bus Rapid Transit) e já trafega com sucesso no sistema viário de Santiago, no Chile.
Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America, afirmou que o negócio com o Grupo Ruas é o início de um marco na história do transporte urbano de São Paulo que, para ele, precisa atrair os motoristas de carros que também contribuem para o aumento do trânsito.
Transporte do futuro
“A cidade de São Paulo está de parabéns por incentivar esse tipo de ação. Tenho certeza de que o transporte da cidade dará um salto significativo rumo ao futuro”. Vale lembrar que a cidade de São Paulo atualmente possui 20 milhões de habitantes.
“A capacidade de transporte de 100 ônibus biarticulados é de 20 mil pessoas por dia, enquanto que para chegar a esse número são necessários algo perto de 14 mil veículos nas ruas”, destacou o executivo.
Elogiando o Grupo Ruas por ser o primeiro do País a entender o conceito de ônibus biarticulado, Gabell informou que a Volvo negocia atualmente com novas empresas paulistas para introdução do B9Salf em suas frotas. Por questões internas, o executivo sueco não revelou as bases financeiras do negócio fechado com o empresário José Ruas Vaz.
Encarroçada pela Caio Induscar – que também pertence ao Grupo Ruas - a centena de ônibus será utilizada nas frotas das empresas Campo Belo, Cidade Dutra, Via Sul e Vip. Os novos ônibus serão entregues em lote até o próximo mês de maio.