Campinas: Expansão das linhas BRT Campo Grande completa um ano


22/10/2024 - Prefeitura Municipal de Campinas

Frota em circulação nos picos cresceu quase 26% - de 27 para 34 ônibus.


Foto Emdec / Divulgação


Segundo projeção da Emdec, linhas do Campo Grande transportam 37 mil passageiros por dia

A expansão da operação do BRT Campo Grande, com a criação de três novas linhas, completou um ano neste mês de outubro. Atualmente, segundo projeção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), 37 mil passageiros utilizam as linhas do BRT Campo Grande diariamente para o deslocamento entre o distrito e o Centro.

A criação das linhas BRT21, BRT25 e BRT26 marcou também o lançamento da campanha “Experimenta o BRT”, que estimulava os usuários do transporte público coletivo a conhecerem os benefícios do BRT: mais agilidade no deslocamento pelos corredores exclusivos, mais conforto e segurança na espera pelos ônibus nas estações e terminais e menor número de paradas.

Na época, foram disponibilizados 19 ônibus a mais na operação, totalizando 27 veículos. Atualmente, as quatro linhas concentram 34 ônibus circulando nos horários de pico. A frota em operação foi sendo ampliada gradativamente ao longo do último ano, com redução dos intervalos, na medida em que mais usuários aderiram ao BRT.

A linha BRT21 (Campo Grande – semiexpressa), que parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, estreou com cinco veículos. Hoje, em dias úteis, são seis ônibus circulando a cada 12 minutos, no pico da manhã; e oito ônibus a cada nove minutos, no pico da tarde.

A BRT25 (Satélite Íris – paradora) começou a circular com oito veículos. Hoje, são nove ônibus atendendo os usuários, de nove em nove minutos, nos picos, em dias úteis. Ela parte do Satélite Íris, atende a 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula).

Apenas a BRT26 (Satélite Íris – semiexpressa) teve a oferta inicial ajustada à demanda e hoje opera com três ônibus e intervalos de 20 minutos. Ela parte do Satélite Íris e vai até o Terminal BRT Mercado.

Criada em novembro de 2022, a BRT20 (Campo Grande – paradora) contava com frota de 10 veículos, em outubro de 2023. Hoje, são 16 ônibus circulando nos horários de pico da manhã e 14 no pico da tarde, em dias úteis, com intervalos médios de sete minutos. Na operação apelidada de “Experimenta o BRT”, ela passou a atender todas as estações do Campo Grande, além do Corredor Central (Rótula). Ela parte do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado.

Outro avanço da operação criada em outubro de 2023 foi o atendimento ao Corredor Central (Rótula), que não estava previsto no projeto original. Desde então, atendem ao “Rótula” as linhas BRT20 e BRT25, do Campo Grande; e BRT10, BRT11 e BRT12, do Ouro Verde. E em junho deste ano, atendendo aos anseios dos usuários, estas linhas também passaram a realizar paradas na avenida Dr. Moraes Salles, entre as ruas Barão de Jaguara e Dr. Quirino.

Nove alimentadoras foram criadas gradativamente

Também há um ano, cinco novas linhas alimentadoras foram criadas para viabilizar a integração dos bairros às linhas BRT: 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III) e 235 (Residencial Sirius). Gradativamente, a Emdec colocou em operação outras quatro alimentadoras, totalizando dez a disposição dos usuários atualmente: 218 (Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande), 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 243 (Princesa D’Oeste). A região já contava com a alimentadora 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris).

As alimentadoras coletam os usuários nos bairros e levam até os terminais Campo Grande e Satélite Íris, de onde é possível realizar a integração gratuita com o BRT. No mês de setembro, as 10 alimentadoras transportaram, juntas, quase 8 mil passageiros em dias úteis.

Comentários