BRT Sorocaba atinge marca de 63 milhões de passageiros beneficiados em quatro anos


01/09/2024 - Diário dos Trilhos



Sistema conta com 24 linhas e 123 novos ônibus no atendimento


O sistema de Bus Rapid Transit (BRT) implantado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, completa quatro anos de operação celebrando o transporte de mais de 63 milhões de passageiros neste período.

A sua operação inicial ocorreu em um momento de crise sanitária devido a pandemia da Covid-19, circulando pelo Corredor Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e alguns corredores estruturais que permitiram transportar mais de 1,7 milhões de pessoas.

Já no seu segundo ano, 2021, foi lançado o Corredor Ipanema, o Terminal São Bento e mais outros corredores estruturais complementares, e em 2022, atingiu a marca de 15,4 milhões de passageiros transportados.

Em 2024 o BRT foi novamente ampliado, com a ativação do Corredor Estrutural Oeste e do Terminal Ipiranga, onde a marca anual de usuários do serviço deverá superar o número de 21 milhões.

Para Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, os quatro anos de operação apresentam números animadores e, segundo ele, focar na qualidade dos serviços e na experiência do cliente são primordiais para uma operação de sucesso. “Enxergamos a cidade pela perspectiva dos nossos clientes e tudo que fazemos é pensando neles. Já realizamos forró dentro do ônibus, estação em homenagem às mulheres, promovemos passeios com crianças e sempre estamos inovando em ações para atrair mais passageiros. Anualmente, realizamos uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação dos serviços e, com isso, conseguimos medir o que está bom e o que podemos melhorar. Com o BRT, o sorocabano ganhou um sistema de mobilidade urbana moderno que oferece conforto, segurança e deslocamentos mais rápidos para todos, inclusive para pessoas idosas, cadeirantes ou com limitação motora”, frisa.

A atual estrutura do sistema é formada por 2 corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na Zona Norte, 7 corredores estruturais (Leste, Oeste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo, G. Osório/Com. Oeterer), 23 estações, 3 terminais próprios (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga) e mais de 128 pontos de parada que possibilitam ao passageiro a baldeação com os Terminais Santo Antônio e São Paulo (já existentes), com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas. O sistema conta ainda com um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora e acompanha toda a operação.

O investimento no setor foi de aproximadamente R$ 475 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e Sistema Inteligente de Transporte (ITS), sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões via Governo Federal e R$ 6 milhões do Município) e o restante de responsabilidade da concessionária. Do valor total, R$ 50 milhões foram destinados para tecnologia e inovação.

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