Passageiros sofrem com confusão de horários novos e ônibus velhos em Ubatuba


26/08/2024 - Tamoios News


Foto Renata Takahashi


Há um mês, a prefeitura de Ubatuba assinou um contrato emergencial com a empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda (SOU Sistema de Ônibus Urbano) para a prestação do serviço de transporte público coletivo no município. A empresa é a mesma que já presta o serviço em Caraguatatuba e São Sebastião. Em Ubatuba, o valor do contrato emergencial é de R$ 23,3 milhões pelo período de doze meses. Fazia vinte anos que a concessão era explorada pela empresa Transportes Cidade Ubatuba Ltda (Verdebus).

A contratação emergencial, com dispensa de licitação, foi feita porque a prefeitura não concluiu os trâmites para a contratação de uma nova empresa antes do término do contrato com a Verdebus, em 25 de julho deste ano.

Apesar da mudança de concessionária, o serviço de transporte público em Ubatuba segue sendo alvo de críticas dos usuários. As reclamações são principalmente em relação a mudanças nos horários das linhas e falta de informação ao usuário.

Até a última sexta-feira (23/08), o novo horário das linhas não havia sequer sido publicado no site oficial da prefeitura de Ubatuba. A nova empresa também não disponibilizou um site com as informações sobre o funcionamento do transporte coletivo no município. Sendo assim, para saber os horários, era preciso consultar as duas folhas de papel num quadro de avisos na rodoviária ou acompanhar postagens extra oficiais em redes sociais, o que gerou transtornos aos usuários.


Foto Renata Takahashi


Depois de muita reclamação, a prefeitura publicou uma nota em seu site dizendo que a empresa “SOU Ubatuba” havia divulgado os “horários definitivos de um cronograma experimental das rotas”. Os horários divulgados, porém, se referem apenas aos dias úteis, sendo que em Ubatuba algumas linhas sofrem alterações no cronograma aos finais de semana.

Os passageiros também reclamam que os ônibus que estão circulando são da própria Verdebus, ou seja, a nova empresa está há um mês operando com veículos da antiga concessionária. Um estudo diagnóstico realizado pela empresa Memphis Engenharia e Consultoria apontou que a Verdebus possui uma frota considerada envelhecida, com idade média de 8,58 anos, na qual 52,6% dos ônibus possuem idade superior a 10 anos. Tal situação estava, inclusive, em desacordo com o contrato de concessão.





A reportagem do Tamoios News procurou a prefeitura de Ubatuba, a SOU Ubatuba e a Verdebus para comentar a situação do transporte coletivo na cidade, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Da Redação / Tamoios News

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