Obras do Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT são concluídas e sistema começa a operar em Sorocaba


04/05/2024 - G1 Sorocaba e Jundiaí

Corredor visa interligar o eixo Leste-Oeste da cidade e contará com 13 novas linhas do transporte público municipal.


Novas linhas começaram a operar na madrugada deste sábado (4)
Foto Prefeitura de Sorocaba / Divulgação


Sorocaba (SP) iniciou, na madrugada deste sábado (4), a operação de 13 novas linhas do transporte público municipal que compõem o corredor estrutural Oeste do sistema BRT. Com esta ativação, o BRT Sorocaba conclui o projeto na cidade. O investimento privado somou R$ 117 milhões, conforme a prefeitura.

O trecho que compõe o corredor, que visa interligar o eixo Leste-Oeste da cidade, estende-se ao longo das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação às ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até chegar ao Jardim Ipiranga.

Segundo a prefeitura, o corredor é composto por 18,8 quilômetros e 35 pontos de parada, além de contar com um terminal no Jardim Ipiranga, um miniterminal no Jardim Tatiana e a estação de conexão Santa Cruz.

A operação do eixo conta com ônibus equipados com internet sem fio, tomadas USB, ar-condicionado, câmeras, e é integrado ao restante da malha BRT.

Terminal

O Terminal Ipiranga e o Miniterminal Tatiana seguem os mesmos padrões de infraestrutura dos terminais Vitória Régia e São Bento.

Os locais possuem estruturas com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais.

Eles receberão linhas de ônibus convencionais (alimentadoras) e do eixo do BRT de Sorocaba.

Para o passageiro que costuma percorrer parte do trajeto de bicicleta e depois integra com o ônibus, o sistema BRT apresenta uma novidade: quem chegar ao Terminal Ipiranga, além de ter acesso seguro ao bicicletário, contará com uma oficina mecânica exclusiva para bikes.

A finalidade é auxiliar em consertos rápidos e emergenciais, sendo que estarão disponíveis equipamentos para o "passageiro-ciclista", como bomba de ar, chaves diversas e alguns itens para reparo.

Embarque no BRT e tarifa

Para ingressar no sistema BRT, o passageiro possui mais de 150 pontos de acesso, que vão desde os terminais, estações e pontos de parada que estão distribuídos nos corredores estruturais em todas as regiões da cidade. O preço da passagem não sofrerá alteração e segue o mesmo praticado no município. Durante o período de 1h, o passageiro pode realizar baldeações com uma única tarifa.


Comentários