BRT de Sorocaba fecha 2023 com 16 milhões de passageiros transportados


01/01/2024 - Diário dos Trilhos




Sistema foi implantado em forma de corredores com paradas em pontos determinados, ligando vários pontos da cidade do interior.

O sistema de Bus Rapid Transit (BRT) da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, divulgou os números do serviço no ano de 2023, com a marca de aproximadamente 16 milhões de pessoas transportadas.

De acordo com a operadora, 5.520.827 circularam pelo Corredor Itavuvu e Terminal Vitória Régia, 3.373.822 passaram pelo Corredor Ipanema e Terminal São Bento e o restante embarcou em um dos oito corredores estruturais distribuídos pela cidade.

Isto aponta um crescimento em relação ao ano de 2022, representando a adesão de mais pessoas no uso do serviço com o maior fluxo de passageiros no Itavuvu, Ipanema, Maria Antônia Prado e Santa Cecília.

Gustavo Barata, diretor de relações institucionais, explica que apesar de faltarem alguns dias para o fim do ano é possível avaliar que o ano se encerra de maneira favorável para o sistema. ”O uso do transporte coletivo é uma necessidade e acreditamos que a tendência é trazermos cada vez mais passageiros. Temos acompanhado a experiência do passageiro de perto e isso nos ajuda a ter uma visão sobre o que eles estão achando. Estamos entrando num processo de maturidade do sistema e, a cada ano, notamos avanços significativos.”

Para este ano que se inicia agora, o BRT Sorocaba projeta um aumento em mais 30% de usuários, devido à ativação do Corredor Oeste, terceiro e último trecho do projeto. Será esperada a circulação de 83 mil usuários por dia em toda a operação.

O novo corredor do eixo Leste-Oeste, liga esses dois extremos da cidade. Ao todo, o trecho fará a interligação com os cinco corredores estruturais já em funcionamento nas regiões Sul, Leste e no Centro. “O sorocabano é quem ganha mais uma vez, tanto em agilidade nos deslocamentos, como em conforto no transporte público de qualidade, com ônibus modernos e equipados”, complementa o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, cuja empresa pública acompanha o andamento das obras.

O Corredor Estrutural Oeste está em fase final de implantação nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o novo Terminal Ipiranga. Foi instalado todo o mobiliário urbano, houve a padronização de 35 pontos de parada, sendo que o terminal no Jardim Ipiranga e a estação de integração (Miniterminal) no Jardim Tatiana estão em etapa de finalização.

O sistema doi BRT Sorocaba inclusive tem elementos que serviram de inspiração para o BRT do ABC Paulista que está em fase de construção e foi escolhido como meio de transporte no lugar da extinta Linha 18-Bronze do Metrô que não saiu do papel.