São Caetano do Sul quer tarifa zero nos ônibus da cidade a partir de novembro


16/10/2023 - G1 SP

Prefeito entregou projeto de lei à Câmara Municipal nesta segunda. Cidade tem 15 mil passageiros por dia. Se aprovado, a prefeitura pagará R$ 5 da passagem diretamente à viação concessionária do sistema. Apenas Vargem Grande Paulista tem tarifa zero na Grande SP.

Por TV Globo

Ônibus São Caetano do Sul
Foto Reprodução/ Prefeitura São Caetano do Sul

A Prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, Grande São Paulo, anunciou nesta segunda-feira (16) a tarifa zero para os ônibus da cidade.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) entregou projeto de lei à Câmara de Vereadores durante cerimônia. Se aprovado, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade. A expectativa da Prefeitura é a de que a tarifa passe a vigorar em 1º de novembro, a depender da tramitação no legislativo.

Até hoje, apenas a cidade de Vargem Grande Paulista adota a tarifa zero dentre as 39 cidades da Grande São Paulo.

Segundo o prefeito, a tarifa zero será possível porque desde 2017 fizeram um "forte ajuste de caixa".

A Prefeitura pagará a totalidade da tarifa, R$ 5 por passageiro, diretamente à Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.

Atualmente, a cidade tem 15 mil passageiros por dia e a prefeitura afirmou que vai adicionar mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos.

De acordo com levantamento da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus (considerando 1 ocupante por moto e 50 por ônibus). Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus (considerando 1,3 ocupante por automóvel e 50 por ônibus).

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), chegou a pedir um estudo para tarifa zero na capital paulista, mas ficou apenas na fase de prospecção.

O preço da tarifa na cidade está congelado em R$ 4,40 desde janeiro de 2020 e tem pressionado os custos de operação do sistema de transportes na cidade, obrigando a gestão municipal a aplicar mais verba de subsídio para manter os ônibus funcionando.

Segundo a SPTrans, em 2023 o total aplicado pela gestão Nunes nas empresas de ônibus será de R$ 7,4 bilhões.

Em setembro, a Prefeitura de São Paulo liberou mais R$ 460 milhões para custear sistema ônibus da cidade. É o maior repasse único feito este ano pela gestão municipal. Somente em 2023, os subsídios superam os R$ 4 bilhões. No mesmo período de 2022, o valor ficou não chegou a R$ 3 bilhões.

Subsídio pago pela Prefeitura de SP

2023 – R$ 7,4 bilhões (estimativa)
2022 – R$ 4,6 bilhões (até novembro)
2021 – R$ 3,3 bilhões
2020 - R$ 3,3 bilhões
2019 - R$ 3,1 bilhões
2018 - R$ 3,3 bilhões
2017 - R$ 2,9 bilhões
2016 - R$ 2,5 bilhões

Fonte: SPtrans e Prefeitura de SP