Ribeirão Preto

Nova frota de ônibus de Ribeirão Preto, SP, entra em circulação na segunda (28), diz prefeitura; 2 linhas serão beneficiadas

25/08/2023 - G1 Ribeirão e Franca

Prefeito Duarte Nogueira havia prometido início para julho, mas demora no emplacamento ampliou o prazo, segundo secretário. Veículos terão ar-condicionado, wi-fi e carregador de celular.

Novo ônibus do transporte público de Ribeirão Preto — Foto: Guilherme Sircili

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) informou na tarde desta sexta-feira (25) que a nova frota de ônibus do transporte público municipal entra em operação a partir de segunda (28). Em janeiro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) havia prometido início para julho, mas uma demora no emplacamento ampliou o prazo (veja abaixo detalhes).

Os novos veículos contam com ar-condicionado, suspensão a ar, wi-fi e carregador de celulares.

Quais linhas serão beneficiadas? Neste primeiro momento, a nova frota, que contará com 12 ônibus, atenderá duas linhas: a recém-criada 810 (Redentor/Via Norte), que substituirá a 888, e a 236 (São José/Adão do Carmo).

O itinerários e os horários da nova linha estão disponíveis no site da prefeitura.

Frota tem ar-condicionado, mas ainda não está nas ruas

Demora no emplacamento

Para entender por que os novos ônibus ainda não entraram em circulação, a EPTV, afiliada da TV Globo, conversou na quinta-feira (24) com o secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata.

Ele alegou que o prazo foi adiado por uma demora no emplacamento, mas garantiu que os primeiros 12 veículos começarão a operar na próxima semana.

"Os ônibus começam a circular na semana que vem, os ônibus que já chegaram à cidade, exatamente porque foi necessário fazer o emplacamento, que demorou esses dias para ser feito. Hoje [quinta] foram emplacados 11 dos 12 ônibus que chegaram semana passada, e o 12º vai ser emplacado amanhã", garantiu.

Nova frota

De acordo com Hirata, na primeira fase da troca da frota, serão 200 novos veículos até outubro deste ano. A previsão é de que 305 estejam em circulação até o final de 2024.

A troca é um dos pontos previstos no projeto de lei que autoriza um repasse milionário da prefeitura ao Consórcio PróUrbano, que gerencia o transporte público da cidade.

No documento, a exigência da prefeitura para que o repasse de ao menos R$ 70 milhões aconteça era a troca total da frota entre 2023 e 2024.

Novos ônibus devem começar a rodar em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV