Sorocaba


Histórico

A região de Sorocaba é a terceira mais importante região do interior de São Paulo. Sua economia, inicialmente se desenvolveu no comércio tropeiro que interligava as diferentes regiões do país. Por sua posição estratégica, passou a  abrigar as mais importantes feiras de muares do país. A cidade foi fundada em 1654 pelo capitão Baltazar Fernandes, transformando-se logo em entreposto comercial e de mineração bandeirante.

Auto Viação Brigadeiro Tobias na década de 1940


Empresa Luiz Fioravante

Empresa Luiz Fioravante


Auto Viação Vila Hortência

Viação Manchester na década de 1970

Viação Manchester na década de 1970

Viação Manchester na década de 1980

Transporte Moderno, abril 1987


No dia 10 de novembro de 1988, início da operação de três ônibus monoblocos Mafersa M-210, ainda em testes, na linha intermunicipal Sorocaba – Salto de Pirapora, pela empresa Fioravante.

Em março de 1989, início da operação no “Linhão”, linha experimental de 16 km de extensão entre a região da Fábrica da Alpagartas e o Retiro dos Sorocabanos, com frota de 10 ônibus monoblocos Mafersa M-210 Turbo, de uma encomenda total de 55 ônibus feita pela empresa Fioravante. A linha circulava com intervalos de 15 minutos.

Em agosto de 1993, Sorocaba era a única cidade do país a operar sistema de bilhetagem automática em todas as suas linhas, eliminando a função do cobrador. Apenas as cidades de Sorocaba, Curitiba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Santos, São Paulo (EMTU), Vitória e Itanhaém (em implantação) possuíam sistema de bilhetagem automático de cobrança. 

Empresa Luiz Fioravante na década de 1990

Sorocaba em 1991

Rua Padre Luís em 1994


Em 1999, início da operação dos primeiros ônibus de piso baixo (low-entry) do Brasil. Os 20 veículos, adquiridos pela Sorocaba Transportes Urbanos (STU), eram equipados com sistema eletrônico que nas paradas para embarque e desembarque rebaixava o lado direito do veículo, de sua altura normal de 37 cm, para de 28 centímetros. 

População do município de Sorocaba

1970 175.667
1980 269.830
1991 379.006
1996 426.926
2000 493.468
2007 559.157
2010 586.625

Fonte: IBGE


Em 1999 Sorocaba foi a primeira cidade do Brasil a contar com ônibus de piso baixo
Foto Divulgação Busscar em 2001


Em 2016, o município de Sorocaba era o 14º município mais populoso do Brasil, fora as capitais.

Em 2017, o novo prefeito, José Crespo,  desiste da implantação do projeto do  BRT, licitado no governo anterior, preferindo o VLT. Em maio, em Brasília, visando a implantação do VLT,  participa de uma série de audiências, no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),  e na Rumo ALL – empresa que tem a concessão da linha férrea em Sorocaba, cujo leito deveria ser aproveitado para a implantação da linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

No dia 15 de janeiro de 2018, o Prefeito José Crespo assina o contrato com a empresa Consórcio BRT Sorocaba, que será responsável por implantar e administrar o futuro sistema BRT de Sorocaba. A previsão era de que o Plano Funcional estivesse pronto em dois meses e o Projeto Executivo finalizado ainda no primeiro semestre de 2018.

Em 7 de agosto de 2018, a Prefeitura lança o Edital de chamamento público para seleção das empresas interessadas em elaborar os estudos de implantação, operação e manutenção do VLT.  A primeira etapa do Projeto previa a implantação de 13 quilômetros de linha entre o Centro e George Oeterer.

Em 22 de setembro de 2018, na Avenida Itavuvu, foi iniciada a construção do BRT de Sorocaba.

O Projeto BRT

- Operadora: consórcio BRT Sorocaba, formado pelas empresas MobiBrasil e CS Brasil
- Período de Concessão: 20 anos
- Extensão: 68 km, pistas e faixas exclusivas
- Frota: 125 ônibus, sendo 41 articulados
- Investimento: R$ 384 milhões reais, sendo R$ 133 milhões financiado pelo Ministério das Cidades  e 6,6 milhões de contrapartida da Prefeitura.
- Tarifa: R$ 4,20
- Demanda prevista: 42 mil passageiros/dia
- Duração da obra: 6 meses


REFERÊNCIAS:

PELEGI, Alexandre. Sorocaba promete apresentar em breve modelo de implementação do VLT. Diário do Transporte. 12 maio 2017.

PESSOA, Larissa. Obra do BRT terá início até julho em Sorocaba. Jornal Cruzeiro do Sul. Sorocaba. 16 janeiro 2018.

Prefeitura de Sorocaba inicia obras da primeira linha do BRT". Istoé. Estadão Conteúdo. 23 setembro 2018.

Página lançada em 24 de setembro de 2018.