03/03/2018 - O Diário
Eles foram apresentados nesta sexta-feira pela Prefeitura Municipal. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)
A partir de segunda-feira, 25 novos ônibus irão compor a frota do transporte coletivo de Mogi das Cruzes em substituição dos veículos fabricados em 2011 e 2012. Eles foram apresentados ontem pela Prefeitura Municipal a vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da região de Braz Cubas.
“Ainda em março, além destes 25, mais 15 novos ônibus serão acrescentados à frota. No total, vamos ter 40 novos veículos circulando. O nosso objetivo é ter um transporte coletivo de melhor qualidade, com mais pontualidade e conforto e menor risco de quebras, oferecendo um serviço melhor para os passageiros”, assinalou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
O chefe do Executivo lembrou que desde o início do ano passado uma série de medidas vem sendo adotada para melhorar o transporte coletivo em Mogi. Em 2017, a Prefeitura já havia realizado a substituição de 22 ônibus e implantado o aplicativo Citta Mobi que permite ao passageiro saber quanto tempo vai demorar para o seu ônibus chegar ao ponto de interesse.
“Com o aplicativo, muitos passageiros passaram a fiscalizar os horários e as condições dos ônibus, denunciando os problemas na Ouvidoria, pelo telefone 156, colaborando com a Prefeitura no processo de fiscalização. Tudo isso contribuiu para a melhoria do serviço. Hoje, a média é de menos de quatro reclamações diárias sobre atrasos”, completa Melo.
O prefeito também destacou que a Cidade é dinâmica, está em constante crescimento e por isso a Secretaria de Transportes monitora diariamente o sistema para adequar itinerários, horários e partidas sempre que necessário. “Quando inauguramos um novo equipamento público, quando surgem novos prédios comerciais ou residenciais pode haver um aumento na demanda por transporte público. Os nossos técnicos estão atentos a isso, mas a população pode colaborar, apontando os gargalos na Ouvidoria”, garantiu.
Dos 25 novos ônibus apresentados hoje no Jardim Planalto, em Braz Cubas, cinco possuem capacidade para atender a dois passageiros cadeirantes simultaneamente. Segundo o secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, estes veículos deverão atender as linhas que servem à região da AACD e do Ginásio do Paradesporto, no Rodeio.
“Identificamos uma demanda grande no local por conta dos dois equipamentos na região do Rodeio, por isso determinamos que cinco novos ônibus fossem configurados de modo a permitir o transporte de dois cadeirantes ao mesmo tempo”, explicou o secretário. “Os demais veículos serão remanejados para várias outras linhas, substituindo carros mais velhos”, disse.
O sistema de transporte coletivo da Cidade é formado por 244 ônibus, distribuídos em 84 linhas. Diariamente, são 4.785 partidas. Por mês, 3,28 milhões de passageiros são transportados, dos quais cerca de 30% tem direito à gratuidade.
A Secretaria também está trabalhando para melhorar as condições dos Terminais Central, Estudantes e Geraldo Scavone. Para isso, foi criada uma equipe específica de manutenção. Os trabalhos começaram por melhorias nos banheiros e na iluminação das plataformas e áreas de circulação.
Comentários
Postar um comentário