Ônibus de Guarulhos contam com pagamento de tarifa por QR Code

13/04/2017 - Diário do Transporte

A cidade de Guarulhos, na grande São Paulo, testa em uma linha de ônibus, um sistema de pagamento de tarifa por QR Code, um código de barras bidimensional.

O bilhete, semelhante a um comprovante de máquinas de cartão de crédito ou passagem aérea, pode ser comprado com dinheiro ou cartão de débito na bilheteria do Terminal Urbano São João. A tecnologia é testada na linha 453.

Após a compra, basta aproximar esse bilhete com QR Code no leitor da catraca.  O local específico tem sinalização para evitar filas e facilitar a identificação. Lixeiras na região desta catraca foram instaladas especialmente para o descarte do papel após a validação da passagem.

Os demais cartões eletrônicos dos ônibus da cidade, como o Cartão Cidadão e o Estudante, continuam sendo recarregados normalmente na bilheteria.

Em nota, o diretor executivo da Guarupass (associação que reúne as empresas de ônibus), Márcio Roberto Pacheco, diz que a tecnologia pode trazer praticidade e reduzir a quantidade de dinheiro em circulação nos veículos.

“Além da praticidade, a nova ferramenta introduz uma nova forma de acesso aos ônibus do município e contribui para diminuir o uso de dinheiro no sistema, tornando-o cada vez mais seguro e rápido para os clientes usuários do transporte coletivo e também para os operadores do sistema”

A tecnologia de QR-Code também foi testada em ônibus metropolitanos da Metra, no corredor ABD, que liga o ABC Paulista à Capital e em estações da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Os códigos impressos em papel são um passo para o aperfeiçoamento da tecnologia e disponibilização de códigos em celulares, por exemplo.

Assim, ao pagar a passagem, o usuário receberia o código no telefone e encostaria o aparelho na catraca.

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes