Prefeitura de São Paulo apresenta plano para 344 km de corredores de ônibus

16/02/2017  - Diário do Transporte

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de São Paulo quer que a malha de corredores de ônibus passe dos atuais 130 km para 344 km.  Uma prévia deste plano foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, durante encontro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

Seriam privilegiados eixos de alta demanda, como na Radial Leste e extremo Sul.

Nesse número estão incluídos os projetos anteriores e as licitações de corredores em andamento.

A prefeitura pretende também construir ao longo da gestão 16 terminais de ônibus que operariam além dos 29 existentes.

Uma das propostas é relacionar estas construções à licitação de transportes que deve conceder os serviços por até 40 anos às empresas de ônibus. A iniciativa privada deve ter maior participação.

A licitação deveria ter ocorrido em 2013, mas diante das manifestações contra a tarifa, a gestão Haddad decidiu suspender o procedimento que foi retomado em 2015 após verificação das contas do sistema. Entretanto, o Tribunal de Contas do Município alegou haver diversas irregularidades no certame e só liberou o procedimento no final da gestão passada.

A administração Haddad então optou por deixar o procedimento para a outra gestão.

Não há prazos para o início do programa de corredores.

De acordo com estimativa da UITP – União Internacional de Transportes Públicos, uma cidade como São Paulo, cuja demanda é de seis milhões de passageiros de ônibus por dia, necessitaria de ao menos 400 km de corredores exclusivos para ônibus, além de faixas que são estruturas mais simples.

Parte desses corredores previstos pela administração Doria seria formada por BRTs, que são espaços que conferem maior acessibilidade para os passageiros e também separação do trânsito comum, além de oferecer o pré-embaque, que é a possibilidade de o passageiro pagar numa estação antes da chegada do coletivo.