Prefeitura de Ribeirão adia abertura de terminal esperado há 17 meses

24/10/2016 - G1

Estação de ônibus no Jardim José Sampaio precisa de ajustes, diz Executivo.
Ainda para este ano também são esperadas três plataformas na Catedral.

Do G1 Ribeirão e Franca

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) adiou a inauguração do terminal de ônibus "Jornalista Luciano Lepera", no Jardim José Sampaio Junior. A quinta estação de bairro projetada no contrato de concessão assinado em 2012 era prevista para funcionar a partir do último sábado (22), mas ainda faltam ajustes, informou a administração municipal.

O Executivo não deu prazo para sua abertura. "Uma nova data será definida tão logo sejam concluídos esses trabalhos", comunicou.

Orçado em R$ 1,2 milhão, o terminal é esperado há 17 meses, desde seu prazo inicial de entrega, em maio de 2015.

Esta deve ser a última estação de bairro a ser entregue pela atual gestão. Há uma semana, entrou em operação a estação do bairro Ribeirão Verde.

Além dessa estrutura, a Prefeitura deve entregar até o fim do ano mais três plataformas de embarque na região da Catedral, no Centro.

Novo terminal

O terminal no Jardim José Sampaio Júnior deve beneficiar duas mil pessoas que utilizam o transporte municipal diariamente. Com 206 metros quadrados, a estrutura terá dois pontos de embarque e desembarque e vai atender sete linhas da rede municipal - seis principais e uma alimentadora.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira das 6h às 18h e das 6h às 14h aos sábados e conta com sanitários, fraldário, autoatendimento para recarga de cartões de transporte, painéis eletrônicos, câmeras de segurança, além de refeitório e banheiro para motoristas e fiscais, salas de fiscalização e administração.

Terminais urbanos

A estação da região do José Sampaio é a quinta a ser inaugurada nos bairros dentro da previsão do contrato de concessão com o Consórcio Pró-Urbano.

Atualmente estão em funcionamento o Terminal Nordeste José Veloni, no Ribeirão Verde, o Terminal Renê Andrade, no São José, o Mário Ricci, no distrito de Bonfim Paulista, e o Terminal Padre Zezinho, na Vila Abranches.

As plataformas da USP e da Vila Mariana, até então previstas para o próximo prefeito, foram inviabilizadas por problemas para ocupação de áreas, de acordo com o secretário.

Também entregues depois do prazo original, foram inaugurados no ano passado os terminais Dra. Evangelina de Carvalho Passig e seus dois terminais satélites na região da Avenida Jerônimo Gonçalves.

A viabilidade de outro terminal do Centro - orçado em R$ 7,1 milhões e sem concretização - deverá ser estudada pelo próximo prefeito de Ribeirão.

Estações na Catedral

Ainda estão previstas até o fim do ano três das cinco plataformas projetadas para o entorno da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.

Outras duas, que ficam de frente para a igreja, não foram liberadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), de acordo com informações da Secretaria de Obras.

Divergências em relação aos riscos que os ônibus causam à estrutura da igreja marcaram o projeto. A construção começou este ano após decisão do Tribunal de Justiça e assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) que garantiu a troca dos pavimentos, das redes de esgoto e de água no entorno do templo.