Ponto de ônibus 'brutalista' em São Paulo mistura concreto e vidro

24/02/2016 - Folha de SP


A Prefeitura de São Paulo já instalou 6.200 dos 6.500 novos pontos de ônibus previstos em contrato. Os abrigos que ainda faltam serão instalados nos corredores de ônibus que estão em construção.

Segundo a SPObras (empresa municipal de obras), são três tipos de pontos, instalados levando em conta a paisagem urbana do local.

Nas avenidas Aricanduva e Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo (zona leste) e na pista local das marginais Tietê e Pinheiros, por exemplo, foi instalado o "brutalista" – usado em vias de grande movimento e viadutos. Ele tem estrutura e banco de concreto, fundo de vidro e cobertura de fibra.

Em alguns lugares, esses modelos também podem ter coberturas de vidro ou tela de aço. O modelo "caos estruturado" tem construção mais simples e foi instalado em quase toda a cidade.

Os novos pontos começaram a ser instalados em 2013 pela Ótima, empresa que venceu a licitação para explorar os espaços com publicidade.

Além dos abrigos, a empresa vai substituir 12.500 totens indicativos de parada. Ao longo da concessão de 25 anos, outros mil abrigos e 2.200 totens serão implantados.