Moradores protestam contra faixa de ônibus na Giovanni Gronchi

31/01/2016 - Veja SP

Moradores do Morumbi protestaram na manhã deste sábado contra a instalação de uma faixa de ônibus na Avenida Giovanni Gronchi na segunda-feira (1).

O ponto de partida foi a Praça Roberto Gomes Pedrosa. Alguns levavam cornetas, megafones e faixas com dizeres como "Sim ao transporte público de qualidade. Não à falta de segurança"e "Cadê os estudos de impacto no trânsito do Morumbi?"

Os manifestantes argumentavam que a faixa pode piorar o já lento fluxo dos carros na avenida, tornando os condutores alvos ainda mais fáceis de assaltos.

Já a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) argumenta que a nova fase do programa Dá Licença Para Ônibus, que inclui também as avenidas Padre Lebret e Jules Rimet, beneficiará 146 000 usuários de transporte coletivo. Cita um estudo segundo o qual a implantação de faixas exclusivas aumentou em 46,7% a velocidade média dos coletivos na cidade.

Na Avenida Giovanni Gronchi, a implantação acontece em dois trechos. O primeiro é uma pista da direita por 2,45 km, entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Doutor Guilherme Dumont Villares, nos dois sentidos, de segunda à sexta-feira das 6h às 9h e das 17h às 20h.

O segundo corre à esquerda por 250 metros, entre a Avenida Alberto Augusto Alves e a Avenida João Dias, nos dois sentidos, em período integral.