Avenidas do Estado e Giovanni Gronchi ganham faixas de ônibus

01/02/2016 - G1 SP / Blog Ponto de Ônibus

Leia: Moradores protestam contra faixa de ônibus na Giovanni Gronchi - Veja SP

Duas faixas exclusivas para ônibus começam a funcionar nesta segunda-feira (1º) na capital paulista. Uma delas está localizada na Avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi, na Avenida do Estado, e a outra fica na Avenida do Estado, no Centro.

São quase 4 km de faixas para ônibus instaladas na Avenida Giovanni Gronchi. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 146 mil passageiros que circulam por ruas municipais de ônibus na região serão beneficiadas.

Outros 2 km de faixas foram instalados na Avenida do Estado. A nova faixa vai beneficiar 46 mil pessoas por dia que utilizam linhas municipais que circulam pela avenida. No sentido Centro, a faixa à direita, fica entre a Praça Palmira Teixeira e a Rua da Mooca,  e funcionará em período integral. Já no sentido bairro, fica entre a Rua Luís Gama e a Avenida Dom Pedro 1º, também com funcionamento em período integral.

A cidade possui 490 km de faixas exclusivas para ônibus.

Blog Ponto de ônibus

São Paulo recebe 5,8 quilômetros de novas faixas para ônibus nesta segunda-feira

ADAMO BAZANI

A partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro de 2016, a cidade de São Paulo passa a contar com mais de 5,8 quilômetros de faixas destinadas ao transporte coletivo.

Na zona sul da capital paulista, as avenidas Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet somam 3,8 quilômetros. Já na Avenida do Estado são mais dois quilômetros de faixas para ônibus.

De acordo com a CET -Companhia de Engenharia de Tráfego, os novos espaços juntos recebem diariamente 192 mil 785 passageiros, sendo que 146 mil 785 na região da Giovanni Gronchi e 46 mil na Avenida do Estado.

Com esta recente implantação, a cidade de São Paulo passa a ter 490,8 quilômetros de faixas para ônibus que também são usadas por táxis desde que estejam com passageiros.

Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet

O motorista deve estar atento porque na zona sul da capital paulista, os 3,8 quilômetros implantados nesta segunda-feira não correspondem a um espaço contínuo. Na Avenida Giovanni Gronchi, serão dois trechos sendo que um deles à direita apenas nos horários de pico e outro à esquerda em período integral. Já no corredor das Avenidas Padre Lebret Jules Rimet a faixa será à direita. Confira a explicação da CET:

Na Avenida Giovanni Gronchi, a implantação da faixa exclusiva ocorrerá em dois trechos distintos:

Primeiro Trecho – Faixa exclusiva à direita por 2,45 km, entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Doutor Guilherme Dumont Villares, em ambos os sentidos, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.

Segundo Trecho – Faixa exclusiva à esquerda por 250 metros, entre a Avenida Alberto Augusto Alves e a Avenida João Dias, em ambos os sentidos, com funcionamento em período integral.

Pelo corredor das avenidas Padre Lebret e Jules Rimet ocorrerá implantação da faixa exclusiva à direita por 1,1 km, entre a Praça Roberto Pedrosa e a Avenida Morumbi, em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.

Pela Avenida Giovanni Gronchi, no primeiro trecho, circulam 10 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 83 ônibus/hora, transportando uma média 133.470 mil pessoas por dia; já pelo segundo trecho circulam 13 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 85 ônibus/hora, que transportam 146.785 mil pessoas por dia, em média.

No corredor das avenidas Padre Lebret e Jules Rimet circulam 07 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 58 ônibus/hora, que transportam 32.257 mil pessoas por dia, em média.

Avenida do Estado:

Na Avenida do Estado, segundo a CET, devem ser beneficiados aproximadamente 46 mil passageiros que passam pelos novos espaços de faixas para ônibus.

O motorista também deve estar atento porque os trechos variam de acordo com o sentido da Avenida do Estado. Confira também a explicação da CET:

A implantação da faixa exclusiva na Avenida do Estado ocorrerá no:

Sentido Centro – Faixa exclusiva à direita, entre a Praça Palmira Teixeira e a Rua da Mooca, com funcionamento em período integral.

Sentido Bairro – Faixa exclusiva à direita, entre a Rua Luís Gama e a Avenida Dom Pedro I, com funcionamento em período integral.

Por este trecho da Avenida do Estado, no sentido Centro, circulam 7 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 27 ônibus/hora, transportando uma média de 28 mil pessoas por dia; no sentido Bairro circulam 9 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 40 ônibus/hora, que transportam 46 mil pessoas por dia, em média.

Multas:

As multas nestes espaços vão ser aplicadas a partir do dia 15 de fevereiro. Vale lembrar que agora trafegar sem autorização em espaços para o transporte público , seja em faixas ou em corredores, pode gerar multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, sendo uma infração gravíssima.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes