11/01/2016 - Blog Ponto de Ônibus
ADAMO BAZANI
A cidade de São Paulo recebeu nesta segunda-feira, 11 de janeiro de 2015, mais 1,5 quilômetros de faixas destinadas para ônibus em três trajetos diferentes.
Pelas três faixas passam diariamente 213 mil passageiros, de acordo com cálculos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e da SPTrans – São Paulo Transporte.
Agora, segundo a prefeitura, agora a cidade possui 482,5 quilômetros de faixas para ônibus que desde 13 de setembro de 2014 são compartilhadas com táxis. Deste total, 392,5 quilômetros foram implantados a partir de 2013. A cidade tinha antes em torno de 90 quilômetros.
RUA DOS PATRIOTAS:
Na rua dos Patriotas, são 300 metros à direita entre as ruas Lino Coutinho e Cipriano Barata, no sentido Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 6h às 9 h. Pelo local passam 39 ônibus por hora, transportando 49 mil passageiros em média por dia útil.
EIXO RUA DAS PALMEIRAS:
O trajeto entre a Praça Marechal Deodoro, Rua das Palmeiras e Rua Sebastião Pereira, da Albuquerque Lins até a Barão de Joatinga, no sentido Centro, recebe um quilômetro de faixa. O horário de funcionamento é das 6h às 10 h, sempre de segunda a sexta-feira.
No trecho passam 14 linhas de ônibus, com frequência média de 69 ônibus/hora, transportando 129 mil passageiros em média por dia útil.
ALAMEDA DOS MIRACATINS:
Na zona Sul, a Alameda dos Miracatins recebe 200 metros de faixas de ônibus à direita, entre as avenidas dos Carinás e dos Bandeirantes, no sentido Bairro.
A nova faixa exclusiva para o transporte público funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 22 h e aos sábados, das 6h às 14 h.
Circulam no trecho, 04 linhas de ônibus, com frequência média de 24 ônibus/hora, transportando 35 mil passageiros em média por dia útil.
Nas três faixas, as multas começam a ser aplicadas a partir de 25 de janeiro. A infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Comentários
Postar um comentário