São Paulo deve ter pontos de ônibus de alta tecnologia a partir de 2017

28/01/2016 - Blog Ponto de ônibus 

ADAMO BAZANI

A partir de 2017, os pontos de ônibus mais movimentados da capital paulista devem ser de alta tecnologia.

A estimativa é da empresa Otima que desde 2013 é responsável pela manutenção dos totens e dos abrigos nas paradas de ônibus.

O contrato da Otima é de 25 anos. Em troca da manutenção dos espaços, a empresa pode comercializar áreas para publicidade.

A Otima apresentou na Campus Party, que é realizada no Anhembi até o dia 31 de janeiro, um conceito de ponto de ônibus que pode ser utilizado neste projeto de modernização das paradas.

O ponto possui um painel que informa em tempo real a posição dos ônibus, as rotas das linhas que servem o local, câmera de monitoramento, wi-fi, previsão do tempo e um carregador que pode conectar até cinco celulares de uma só vez.

No evento empresa também vai promover uma espécie de maratona tecnológica para dar oportunidades a ideias para a mobilidade urbana e cidades inteligentes. Os três melhores projetos serão premiados e podem receber apoio.

Em nota, o diretor de tecnologia e operações da empresa, Lúcio Correia, diz que abrigos inteligentes de ônibus são tendências nas principais cidades.

"O Abrigo do Futuro, ou Abrigo Conectado, será realidade em um futuro próximo.  Com uso das mais modernas tecnologias nos abrigos de ônibus, poderemos oferecer uma série de benefícios para a população e para a cidade de São Paulo, colocando a cidade na vanguarda tecnológica do mundo, aplicando efetivamente o conceito de smart city.”

A empresa garante que os pontos serão feitos com materiais mais resistentes nos casos vandalismo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes