Prefeitura de São Paulo apresentou ônibus com novas tecnologias

17/12/2015 - Blog Ponto de Ônibus

onibus

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, três novidades relacionadas ao transporte coletivo da capital paulista.

Uma delas são painéis externos de cristal líquido, que vão exibir informações em tempo real das próximas paradas, substituindo as antigas placas com roteiro da viagem. O segundo veículo apresentado tem outro modelo de painel digital, com lâmpadas de led.

Os painéis serão conectados ao GPS dos ônibus e as informações sobre o trajeto mudam de acordo com o posicionamento do veículo no itinerário. Assim os dados serão em tempo real, como a relação das próximas paradas e pontos de interesse servidos pela linha.

Cada ônibus terá dois painéis digitais, um na lateral esquerda e outro na direita.

Os dois veículos com esta tecnologia pertencem à Viação Campo Belo deve entrar em operação ainda neste mês. A comunicação deve ser padrão na cidade.

onibus

ÔNIBUS ELÉTRICOS:

Como adiantou Blog Ponto de Ônibus, nesta quarta-feira também foi apresentado o novo ônibus elétrico K 10-A, da BYD- fabricante chinesa.

O veículo tem 15 metros de comprimento e funciona apenas com baterias que ficam armazenadas no assoalho, deixando assim mais espaço para os passageiros.

Veja detalhes do veículo aqui

A produção no Brasil deste ônibus começa no primeiro semestre de 2016, em Campinas, mas a unidade apresentada começa a operar definitivamente em fevereiro de 2016, de acordo com o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, pela Ambiental Transportes.

A cidade deve ter mais modelos do K-9, elétrico de 12 metros, em circulação no ano que vem.

MULHERES NOS TRANSPORTES:

Durante a apresentação dos novos ônibus em Itaquera, na zona leste de São Paulo, Haddad assinou a portaria 002/ 15 que determina que as empresas que operam transporte público na capital paulista reservem, no mínimo, 30% das vagas para mulheres.

A partir de hoje, as empresas que transportam os passageiros na cidade de São Paulo terão de realizar a divulgação das vagas para as profissionais. Os 30% do quadro de funcionários da empresa não terão separação por área.  Desta forma, o percentual se refere a todo o quadro profissional da empresa, podendo haver diferença, por exemplo, entre o pessoal de operação, manutenção e área administrativa.

Golden Line com wi-fi e ar condicionado

Em nota, a SPTrans, gerenciadora local, diz que uma das linhas consideradas de maior eficiência, terá mais ônibus novos.

A Linha 4310/10, batizada de Golden Line, opera com 100% da frota formada por veículos articulados. Eles também são equipados com wi-fi e mais da metade da frota operando a linha já tem ar condicionado. "Com as faixas exclusivas as pessoas conseguem economizar tempo e enquanto estão no transporte podem ficar na internet e viajar confortavelmente”, observou durante a viagem de ônibus o prefeito Haddad.

Desde o início de 2015, a cidade já ganhou 354 ônibus com wi-fi e 670 estão equipados com ar condicionado. A frota também recebeu câmeras em ônibus e renovou todas as catracas eletrônicas, agora mais modernas e seguras para os usuários.

ônibus

 Adamo Bazani jornalista especializado em Transportes