sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pré-embarque nos terminais reduz em até 11 minutos entrada no ônibus

01/10/2015 - G1 SP

Leia: Com redução de tempo de acesso aos ônibus, SPTrans estuda estender pré-embarque para mais terminais, corredores e até faixas - Blog Ponto de ônibus

O sistema de pré-embarque criado pela São Paulo Transporte (SPTrans) em terminais de ônibus reduziu em até 11 minutos o tempo gasto pelos passageiros para embarcar nos coletivos que atendem a capital paulista, de acordo com a Prefeitura.

A ideia é simples: catracas foram instaladas do lado de fora dos ônibus para permitir que os passageiros paguem as suas viagens antes de embarcar. Com isto, diminuem as filas e o tempo de espera para entrar nos coletivos.

Segundo dados da Prefeitura, o que o procedimento tem de simples também tem de efetivo. O registro é de um ganho médio de 10 minutos nos horários de pico. O tempo de embarque, que variava entre 10 e 12 minutos, agora caiu para 1 minuto, no máximo 1 minuto e 10 segundos.

Além de ganhar tempo, passageiros comemoram o fim da confusão e do empurra-empurra que eram característicos na hora do embarque. "Antes, aqui era um tumulto, né? Encosta, todo mundo, não conseguia, um passava na catraca, era um empurra-empurra e hoje não, hoje tá tranquilo", conta a doméstica Elza Maria da Silva.

Funcionamento e pagamento

A medida já foi implantada em cinquenta e uma linhas, espalhadas por 14 dos 27 terminais de ônibus de São Paulo. As catracas para pré-embarque funcionam apenas nos horários de maior movimentação: das 4h às 10h e das 16h às 22h.

O pagamento antecipado da passagem pode ser realizado com cartões de transporte, em validadores, e também em dinheiro - durante o horário de funcionamento do sistema, um cobrador fica posicionado próximo às catracas externas.

Com o sucesso do sistema, a Prefeitura estuda, agora, implantar o pré-embarque também em faixas e corredores exclusivos de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário