Corredor Nove de Julho terá faixa exclusiva para ônibus

28/10/2015 -  Folha de SP

Uma nova faixa exclusiva de ônibus começa a funcionar ao longo de 2 km do corredor Nove de Julho, a partir de segunda-feira (2). O corredor inclui o viaduto Dr. Plínio de Queiróz, a avenida Nove de Julho e o túnel Daher Elias Cutait, na Bela Vista, região central da cidade.

Haverá um período de adaptação dos motoristas, que serão orientados por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no local, entre os dias 2 e 9 de novembro. Transitar na faixa exclusiva de ônibus é infração gravíssima e gera perda de sete pontos na carteira de habilitação, além de multa no valor de R$ 191,54.

Com esta implantação, São Paulo atinge o total de 482,3 km de faixas exclusivas para ônibus. A gestão de Fernando Haddad (PT) é responsável por 392,3 km do total.

Segundos dados da CET, no trecho escolhido para a implantação da faixa, cerca de 325 mil pessoas utilizam transporte público diariamente. Circulam ali 28 linhas de ônibus, com uma frota de cerca de 445 coletivos.

O Viaduto Plínio de Queiróz terá circulação exclusiva para o transporte coletivo, os demais veículos utilizar as pistas laterais ao viaduto, nos dois sentidos.