Com redução de tempo de acesso aos ônibus, SPTrans estuda estender pré-embarque para mais terminais, corredores e até faixas
30/09/2015 - Blog Ponto de ônibus
ADAMO BAZANI
A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema de transportes da capital paulista, anunciou que a "operação pré-embarque” reduziu em média 10 minutos o tempo de acesso dos passageiros aos ônibus em terminais de grande movimento na cidade. Antes, o tempo era de até 12 minutos e agora varia entre um minuto e um minuto e dez segundos.
Diante disso, informou em nota "que estuda a instalação gradativa do sistema de Pré-embarque também em corredores e faixas exclusivas para ônibus”.
A gerenciadora, no entanto, não explicou ainda como o sistema pode ser viabilizada em faixas, cuja maior parte das paradas são comuns, sem estrutura para catracas externas.
Hoje são 51 linhas que contam com a operação, das quais, 21 desde 2013.
Em linhas gerais, o pré-embarque consiste no pagamento da tarifa fora do ônibus. Nos terminais foram instaladas catracas com validadores ainda na área de acesso, na região das plataformas. O passageiro paga e logo entra no ônibus, o que segundo a SPTrans, contribuiu para diminuição de filas e cumprimento dos horários de partida.
Para atender quem paga com dinheiro, cobradores foram colocados fora dos ônibus pelas empresas. Eles recebem o pagamento e dão o troco ainda na fila.
Pela manhã, a operação funciona das 4h às 10h e no pico da tarde/noite, das 16h às 22h, mas nos dois períodos pode ser prolongada dependendo da demanda de passageiros. Fora destes horários, as catracas são desativadas e o pagamento se dá dentro do ônibus.
Pessoas que contam com isenção tarifária e passageiros com acesso preferencial, como gestantes, embarcam, durante a operação, pela porta da frente do ônibus, que fica posicionada fora da área delimitada de pré-embarque.
Se a cidade de São Paulo tivesse uma rede de corredores de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit, que contemplasse estações com pré-embarque ao longo dos trajetos, a eficiência no sistema seria maior ainda, reduzindo o tempo de acesso em mais linhas, muito além das 51.
Da meta de entrega de 150 quilômetros de corredores de ônibus até 2016, prometida pelo prefeito Fernando Haddad ainda em campanha eleitoral, há projetos de BRT. Mas dificilmente a meta será alcançada. Até agora, pouco mais de 40 quilômetros estão em obras.
No entanto há vários entraves como erros de projetos, suspeitas de sobrepreço apontadas pelo TCU – Tribunal de Contas da União e TCM – Tribunal de Contas do Município, indisposições políticas entre conselheiros do TCM e a gestão Haddad, e falta de verbas, que impede o início de algumas obras, interferindo no ritmo de liberação dos recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.
INÍCIO
"A operação "pré-embarque” foi implantada em caráter experimental no Terminal Varginha, na Zona Sul da cidade, para atender a linha 6913/10 – Terminal-Varginha/Terminal Bandeira (via Santo Amaro/9 de Julho), em agosto/2005. Depois de comprovada eficiência no ganho de tempo a operação foi ampliada no mesmo ano para outras linhas e terminais” – diz a SPTrans em nota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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