03/02/2015 - Portal Jundiaí
O primeiro trecho do BRT, trânsito rápido por ônibus, está aprovado e foi apresentado à equipe de planejamento e operação da Secretaria de Transportes pelo secretário Wilson Folgozi, na manhã desta sexta-feira (30).
O traçado, de 4,25 quilômetros, ligará o Terminal Colônia (na região Leste da cidade) ao Centro, na Praça Rui Barbosa. A obra, que começa em julho deste ano, prevê a construção de estações (de embarque/desembarque) e ampliação e reforma dos terminais Colônia e Vila Arens. Entre as estações estão: Tamoio, Pacaembu, Américo Bruno, Vila Arens, Argos e Parque Guapeva.
O projeto prevê também a construção de uma ciclovia (3,5 quilômetros), que vai acompanhar o corredor exclusivo para os ônibus até o viaduto Sperandio Pelliciari, que liga a Vila Arens à Ponte São João, e depois seguirá em direção ao Terminal Vila Arens.
O BRT junta a capacidade, velocidade e qualidade do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade do sistema convencional, destaca o secretário. O novo sistema proporcionará uma melhora significativa ao transporte coletivo da cidade, tanto em qualidade do serviço, quanto em infraestrutura, conforto, segurança, agilidade e acessibilidade, completa.
Para a construção do BRT em Jundiaí a prefeitura já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal e R$ 28,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.
O BRT
Os corredores exclusivos com estações apropriadas permitem o embarque e o desembarque com segurança e rapidez, já que o passageiro faz o pagamento da tarifa na própria estação e não no ônibus. Os corredores são segmentados e, em alguns trechos, permitem a ultrapassagem entres os ônibus, evitando paradas desnecessárias.
O primeiro trecho do BRT, trânsito rápido por ônibus, está aprovado e foi apresentado à equipe de planejamento e operação da Secretaria de Transportes pelo secretário Wilson Folgozi, na manhã desta sexta-feira (30).
O traçado, de 4,25 quilômetros, ligará o Terminal Colônia (na região Leste da cidade) ao Centro, na Praça Rui Barbosa. A obra, que começa em julho deste ano, prevê a construção de estações (de embarque/desembarque) e ampliação e reforma dos terminais Colônia e Vila Arens. Entre as estações estão: Tamoio, Pacaembu, Américo Bruno, Vila Arens, Argos e Parque Guapeva.
O projeto prevê também a construção de uma ciclovia (3,5 quilômetros), que vai acompanhar o corredor exclusivo para os ônibus até o viaduto Sperandio Pelliciari, que liga a Vila Arens à Ponte São João, e depois seguirá em direção ao Terminal Vila Arens.
O BRT junta a capacidade, velocidade e qualidade do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade do sistema convencional, destaca o secretário. O novo sistema proporcionará uma melhora significativa ao transporte coletivo da cidade, tanto em qualidade do serviço, quanto em infraestrutura, conforto, segurança, agilidade e acessibilidade, completa.
Para a construção do BRT em Jundiaí a prefeitura já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal e R$ 28,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.
O BRT
Os corredores exclusivos com estações apropriadas permitem o embarque e o desembarque com segurança e rapidez, já que o passageiro faz o pagamento da tarifa na própria estação e não no ônibus. Os corredores são segmentados e, em alguns trechos, permitem a ultrapassagem entres os ônibus, evitando paradas desnecessárias.
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