Corredores de ônibus em Piracicaba diminuirão tempo de viagem

28/02/2015 - Jornal de Piracicaba

A prefeitura deve abrir em março licitação para contratar empresa especializada que irá implantar corredores de ônibus no município.

Na prática, não serão criadas faixas exclusivas para circulação destes veículos, mas serão promovidas reformas em terminais e recapeamento de vias, que irão fazer com que o tempo estimado de viagem no transporte público local diminua até 25%.

As informações são do secretário da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Jorge Akira.

Akira informou que, por meio de financiamento já aprovado pelo Ministério das Cidades, a empresa contratada irá promover melhorias na infraestrutura, com reforma de abrigos e terminais, intervenção em sinalização vertical e horizontal (de solo) e alteração no sentido de ruas.

"Com algumas mudanças, será possível que alguns semáforos de três fases sejam reduzidos para duas fases. O objetivo final é diminuir o tempo de viagem do ônibus e a estimativa é reduzir até 25%."

Segundo o secretário, o convênio já assinado com a Caixa Econômica Federal é de R$ 55,4 milhões.

O projeto está sendo finalizado para que, então, a licitação seja aberta.

Ele informou também que a verba do Ministério das Cidades irá contemplar o recapeamento de vias.

"Nesta primeira etapa, já entra o recapeamento da avenida Juscelino Kubitschek, com calçada acessível e mais alta para que os passageiros desçam do ônibus."

ANÚNCIO — A verba de R$ 55,4 milhões foi anunciada em março de 2013 pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e é proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.

Na ocasião, foi informado que, entre as ações previstas, estão a implantação de 29,5 quilômetros de corredores de ônibus, reformas nos terminais de integração, instalação de 1.300 novos abrigos de ônibus e a construção de três quilômetros de ciclovias.

As obras devem ser concluídas em dois anos.