Em São Paulo, todas as paradas de ônibus terão informações, diz prefeito

12/11/2014 - Prefeitura de SP

Demorou, mas uma lei municipal assinada hoje (12) pelo prefeito Haddad prevê a afixação de adesivos nas paradas com diversas informações sobre os coletivos

Em São Paulo, todas as paradas de ônibus terão inf
Parada de ônibus na Paulista: informação obrigatória
créditos: Reprodução
 
Todos os cerca de 19 mil pontos de parada para ônibus de São Paulo ganharão um painel de apoio ao usuário, contendo informações como o nome, o número e o destino das linhas que passam por eles. A expectativa, segundo a prefeitura da cidade, é que os adesivos comecem a ser instalados no início do próximo ano pela concessionária Ótima, que responde pela instalação e manutenção dos pontos. 

Além das informações sobre o itinerário, os painéis terão de informar a categoria das linhas e identificar as diferenciadas, como noturnas e circulares. A melhoria está prevista na Lei 15.962 de janeiro deste ano, regulamentada nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Fernando Haddad, por meio do Decreto 55.673. 

Nos pontos finais será obrigatório ainda informar os dias de operação das linhas, o horário programado para as primeiras e últimas partidas, além da frequência média dos ônibus. Nesses locais, também será obrigatória a implementação de um sistema que permita a consulta do resumo operacional de cada linha por meio de equipamento eletrônico, como um QR Code ou código de barras. Para utilizar este sistema é necessário que o usuário tenha em seu celular um aplicativo que decifre o código. 
 
O contrato entre a Prefeitura de São Paulo e a concessionária Ótima, assinado em 2012, prevê que até o fim de 2015, deverão ser instalados 6.500 novos abrigos de ônibus, além da troca de 12,5 mil totens. Até o fim de outubro, tinham sido instalados cerca de 3.900 novos abrigos. A empresa tem a concessão do mobiliário urbano por um período de 25 anos.