SP ganha mais 1,1 km de corredores de ônibus nesta segunda-feira

27/10/2014 - Portal R7

A partir desta segunda-feira (27), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (São Paulo Transporte) implantam 1,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus nas ruas Martins Fontes e Augusta, nos seguintes trechos:

Na rua Martins Fontes, no sentido Bairro, entre a rua Maria Paula e a rua Álvaro de Carvalho; na rua Augusta, no sentido Bairro, entre a rua Fernando Albuquerque e a avenida Paulista; e no sentido centro, no trecho compreendido entre a alameda Itu e avenida Paulista. 

A nova faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 20h. A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores.

Com estes 1,1 km, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 361,9 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista. 

População beneficiada 

Pelas ruas Martins Fontes e Augusta, no trecho destas implantações, passam cinco linhas de ônibus municipais, transportando 42 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência média, no horário de pico, de 31 ônibus/hora.

Alternativas 

Aos motoristas que desejam acessar a avenida Paulista vindos do centro pela rua Augusta, a CET recomenda como alternativa utilizar a rua Peixoto Gomide; e no sentido contrário, a opção é a alameda Itu e a rua Ministro Rocha Azevedo. 

Fiscalização

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 10 de novembro, a fiscalização será intensificada na via.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.