São Paulo terá primeiro túnel exclusivo para ônibus

20/10/2014 - Via Trólebus

Parte do futuro BRT na Radial Leste, a prefeitura de SP deve construir um túnel exclusivo para ônibus com 700m de extensão nas imediações do Parque Dom Pedro II

Renato Lobo

Projeto deve melhorar trânsito na Radial Leste
Projeto deve melhorar trânsito na Radial Leste
créditos: Via Trolebus
 
Como parte do futuro BRT (Bus Rapid Transit) na Radial Leste, a prefeitura de São Paulo deve construir um túnel com 700 metros de extensão nas imediações do Parque Dom Pedro II para uso exclusivo dos ônibus.
 
O prefeito Fernando Haddad apresentou nesta sexta-feira (17) o projeto da estrutura que ligará o viaduto Antonio Nakashima, na região da avenida do Estado, à avenida Alcântara Machado. "Vamos fazer um túnel de acesso ao Parque Dom Pedro. É o primeiro túnel construído exclusivamente para transporte coletivo, e só com isso vamos economizar 15 minutos porque vai evitar um contorno irracional. O ônibus vai chegar diretamente no terminal", afirmou Haddad. "É a maior obra de mobilidade urbana da história de São Paulo", completou o prefeito.
 
O BRT da Radial terá piso rígido em concreto, faixa de ultrapassagem nas paradas, além do pagamento de tarifa nas próprias paradas, dando agilidade ao sistema. O corredor deverá beneficiar 220 mil pessoas por dia. Outros dois corredores, o Radial Leste 2, com 5 quilômetros e o Leste com 14 quilômetros, completarão todo a extensão da avenida até chegar ao Terminal Itaquera. As obras estão previstas para iniciar ainda neste mês.