Novos corredores de ônibus ficam para 2015

07/10/2014 - Webdiario - Osasco

Embora tenha três projetos de corredores de ônibus para a região Oeste da Grande São Paulo, apenas o Itapevi-Butantã está em execução pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Já os outros dois vão ficar para 2015.

Um deles é o Corredor Metropolitano Itapevi-Cotia, que vai ligar os dois municípios pela Estrada da Roselândia, a partir do Terminal Metropolitano de Cotia, na rodovia Rodovia Raposo Tavares, até o futuro Terminal Engenheiro Cardoso, fazendo conexão com o Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (em obras) e também com a linha 8 Diamante da CPTM em Itapevi.

São 9,4 quilômetros de extensão, com investimento R$160 milhões e previsão de atendimento de 68 mil passageiros dias. O projeto está em elaboração desde abril deste ano e os projetos básico e executivo devem ser concluídos em março de 2015. Já as obras começam em junho de 2015 e têm conclusão estimada para dezembro do mesmo ano.

O segundo projeto é o do Corredor Metropolitano Alphaville-Cajamar, que vai ligar os municípios de Carapicuíba, Barueri, Santana de Paranaíba e Cajamar. Integrado com a CPTM no Terminal Antônio João, em Barueri, terá extensão de 28,9 quilômetros. O projeto funcional está concluído e os projetos básico e executivo do primeiro trecho, que liga Cajamar a Santana de Parnaíba, de cerca de 12 quilômetros de extensão, começaram a ser elaborados em 16 de junho. O segundo trecho está em fase de negociação com a Prefeitura de Barueri. O início das obras acontece no 1º semestre de 2015.