Celular já pode recarregar bilhete único em SP

03/07/2014 - O Estado de SP

São Paulo, 02 - O Bilhete Único já pode ser recarregado por celular. Um aplicativo gratuito lançado nesta quarta-feira, 2, pela São Paulo Transporte (SPTrans), gerenciadora do sistema de transportes da capital paulista, permite ao usuário saber quanto se tem de crédito no cartão e até mesmo colocar mais dinheiro. A utilidade do bilhete, no entanto, não deve parar por aí. A Prefeitura estuda habilitá-lo para pagar até sessões de cinema.

Por enquanto, segundo a empresa Rede Ponto Certo, que também administra a recarga dos cartões em postos espalhados pela cidade, cerca de 60 tipos de aparelho celular já são compatíveis para o download do aplicativo. Ele pode ser encontrado na loja virtual do Google Play pelo nome de Ponto Certo Bilhete Único.

A partir do dia 4 de agosto, de acordo com a SPTrans, o pagamento por débito poderá ser feito pelo aplicativo. Hoje, quem quer carregar o cartão pelo celular tem de imprimir o boleto e pagar no banco. Depois de realizado e confirmado o pagamento, basta aproximar o Bilhete Único da parte de trás do celular, onde fica a bateria, e esperar que a recarga seja feita. A Prefeitura estima que ao menos 2,5 milhões de pessoas podem ser beneficiadas pelo aplicativo.

PASSO A PASSO
1.
O usuário baixa o aplicativo Ponto Certo Bilhete Único na loja virtual de seu celular. Cerca de 60 modelos estão aptos para isso.
2.
Em seguida, aproxima-se o cartão do Bilhete Único da parte de trás do aparelho.
3.
Por meio da tecnologia NFC ("near field communication"), há transferência de dados do chip do cartão para o celular.
4.
Além de ver o saldo do Bilhete Único, o usuário pode escolher recarregá-lo.
5.
Por enquanto, a recarga só será efetuada após o pagamento de um boleto bancário.
6.
A partir de 4 de agosto, a recarga poderá ser feita mais rápida, por meio de débito pela internet