quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ÔNIBUS FARÃO O TRAJETO DO METRÔ NA MAGRUGADA PAULISTA

13/05/2013 - Renato Lobo

A cidade de São Paulo vai ter linhas de ônibus que percorrerão o trajeto do Metrô, até que enfim! A proposta pode ser colocada em prática ainda neste ano. De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, o serviço será uma das exigências da licitação da concessão do serviço de transporte da capital, prometida para este semestre pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

A proposta vem de encontro com revindicações de passageiros do Metrô para que o serviço funcionasse 24 horas. Mas isto não é possível devido a manutenção dos trens e trilhos.

Tatto contou ao jornal Metrô que o modelo prevê que os ônibus passem a circular após o fechamento das estações Metrô (0h30, de domingo a segunda, e a partir da 1h de sábado para domingo. "A ideia é colocar no edital a operação de uma rede de transporte 24h, o que não temos hoje". As linhas noturnas irão percorrer o mesmo trajeto das linhas do Metrô, seguindo o modelo de Londres, na Inglaterra.

A iniciativa pretende facilitar a orientação de quem procurar pelo serviço. "O passageiro já está acostumando com um determinado percurso. A ideia é manter esse caminho. Encerrou a operação na linha 1-Azul, o ônibus fará o caminho entre a estação Jabaquara e a Tucuruvi", explica o secretário dos Transportes.

Ainda não existe definição sobre os ônibus e as regiões que serão atendidas. As propostas estão em fase final de ajustes pelos técnicos da SPTrans (São Paulo Transporte) "Vamos acompanhar a demanda pelo serviço. Na Vila Madalena, onde há uma concentração de bares, é possível ter um ônibus a cada meia hora. A meta é garantir o serviço independentemente do número de passageiros" – completa Tatto.

Por Renato Lobo Imagem de Marcelo Fioravante

Nenhum comentário:

Postar um comentário