domingo, 19 de janeiro de 2014

Em São Paulo, Faixa exclusiva para ônibus é ampliada nesta segunda-feira, 20/01

19/01/2014 - Prefeitura SP

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (20/01), mais 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na região do Carandiru, na Zona Norte da cidade.


O transporte público terá prioridade pela nova faixa em direção ao Bairro nas ruas Jacuna e Galatéa, nos seguintes trechos e horários:
Na Rua Jacuna, no sentido Bairro, no trecho entre a Av. Zaki Narchi e a Rua Galatéa – De segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas;
Na Rua Galatéa, no sentido Bairro, no trecho entre as ruas Jacuna e Maria Cândida - De segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

As ativações estão inseridas na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Na segunda-feira de 20/01, ao todo, está prevista a deflagração de 3,6 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 303,6 km de faixas exclusivas na capital paulista, ultrapassando a meta de 300 km estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT).

População beneficiada
Pelas ruas Jacuna e Galatéa, circulam 11 linhas de ônibus municipais, transportando 76.016 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 68 ônibus/hora nos horários de picos.

Fiscalização
A ativação destes trechos terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 03/02, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público
Respeite a sinalização;
Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Informações: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário