Prefeitura de SP prepara mais 8,6 km de faixas exclusivas de ônibus

15/12/2013 -  G1 SP

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar 8,6 Km de faixas exclusivas de ônibus na Avenida Dr. Assis Ribeiro, na Zona Leste de São Paulo, nesta próxima semana. Com esta inauguração, a capital paulista passará a contar com 291,4 Km de faixas exclusivas. A iniciativa faz parte da operação Dá Licença para o Ônibus.

A faixa vai funcionar entre Avenida Gabriela Mistral e a Rua Reverendo José de Azevedo Guerra, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Neste trecho, circulam 17 linhas de ônibus municipais, no sentido Centro, e 13 linhas, no sentido bairro.

A ativação do trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 30 de dezembro a fiscalização será intensificada. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Na segunda-feira (9), a Prefeitura decidiu flexibilizar a operação de quatro trechos de faixas exclusivas de ônibus para diminuir o impacto dessas faixas sobre o comércio em bairros da Zona Leste, ao longo das avenidas Conselheiro Carrão, Mateo Bei, João XXIII, Vila Ema e Rua do Orfanato.