quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cinquenta ônibus terão Wi-Fi grátis na cidade de São Paulo

06/11/2013 - Via Trólebus, Renato Lobo

A SPTrans vai começar a testar nas próximas semanas Wi-Fi grátis em 4 linhas da cidade de São Paulo

Os testes serão feitos em ônibus que circulam de m
Os testes serão feitos em ônibus que circulam de madrugada
créditos: Fernando Pereira/Secom
 
Serão cerca de 50 ônibus que terão a funcionalidade, com apoio de diversas empresas, como Telefônica/Vivo, Etra e Clever Devices, dentre outras. Anteriormente 20 veículos da linha 509M-10 (Jardim Miriam–Terminal Princesa Isabel) já tinham a funcionalidade, e o sistema atendeu às expectativas da SPTrans.
 
De acordo com o site Mobile Time, os veículos serão equipados com displays informativos, sensores de presença, câmeras e roteador Wi-Fi conectado à rede celular, que fará a comunicação de dados entre o veículo e os sistemas da SPTrans. O superintendente de tecnologia da informação da gerenciadora do transporte paulista, Gilmar Loepper, conta que a meta é ter todos os ônibus da capital paulista conectada dentro de dois anos.
 
Medição do fluxo
Além do Wi-Fi grátis, os veículos terão quatro câmeras instaladas no interior dos coletivos para filmar as viagens o tempo todo, sendo que sensores instalados nas portas de saída medirão o fluxo de pessoas ao longo da linha, dando base para o planejamento da SPTrans sobre a quantidade necessária de ônibus por linha. Deverão ter ainda Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) no interior dos veículos para informar aos passageiros qual é a próxima parada.
 
Neste primeiro momento os testes serão feitos em ônibus que circulam de madrugada, período sem grande movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário