Velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas em SP aumenta 30%, diz secretário

04/08/2013 - UOL

Leia: CET implanta faixas de ônibus em novos trechos do Corredor Norte-Sul - G1 SP

Corredor norte-sul, na zona sul de São Paulo, que recebe nesta segunda o segundo trecho da faixa exclusiva para ônibus

A velocidade dos ônibus nos 90 km de faixas exclusivas para ônibus implantadas neste ano na cidade de São Paulo aumentou 30%, diz o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. No primeiro trecho do corredor norte-sul, houve um aumento na velocidade de 13 km/h para 25 km/h.

"Não existe guerra entre o transporte público e o transporte individual, o que existe é prioridade. A prioridade é o transporte coletivo, se der para conciliar, vamos conciliar. Se não der, vamos priorizar a maioria", disse Tatto na última sexta-feira, quando aconteceu a primeira reunião do CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito), na biblioteca Mário de Andrade, região central da cidade.

A partir desta segunda-feira (5), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) inaugura a segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul, do túnel João Paulo 2º, conhecido como túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Professor Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros depois da avenida Jornalista Roberto Marinho.

A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6h às 22h, perfazendo uma extensão total de 10,4 km.

Sentido Santana

Av. Washington Luís, trecho entre a rua Laplace/Av. Jônia e a rua Vapabussu;

Av. Washington Luís, trecho entre a praça Comandante Lineu Gomes e a via de acesso ao Aeroporto de Congonhas;

Av. Washington Luís, trecho 90 metros após a passarela (r. Renascença) e a saída para a avenida dos Bandeirantes;

Av. Moreira Guimarães, trecho entre a av. Miruna e a av. Jandira;

Av. Moreira Guimarães (pista lateral), av. Rubem Berta (pista lateral) e av. Prof. Ascendino Reis, trecho entre a av. dos Jamaris e a r. Estado de Israel;

Av. 23 de Maio, entre a r. Dr. Luís F. Sobrinho e a r. Barão de Ijuí;

Av. 23 de Maio, trecho entre o viaduto Jaceguai e 50 metros antes da r. Riachuelo;

Túnel João Paulo 2º (Anhangabaú), entre o viaduto Dr. Eusébio Stevaux e a av. Prestes Maia.

Sentido aeroporto

Av. 23 de Maio, entre a avenida 9 de Julho e o viaduto Engenheiro Antônio de Carvalho Aguiar;

Av. Prof. Ascendino Reis, avenida Rubem Berta (pista lateral) e avenida Moreira Guimarães (pista lateral), entre a rua Ipê e a avenida dos Jamaris;

Av. Moreira Guimarães, entre a avenida Jandira e a avenida Moaci;

Av. Washington Luís, entre a avenida Miruna e 150 metros após a rua Renascença;

Av. Washington Luís, entre a rua Tamoios e a rua Laplace/avenida Jônia.

Pelo corredor norte-sul, no trecho desta implantação, circulam 24 linhas de ônibus municipais no sentido centro, que transportam 235.375 passageiros por dia, e 22 linhas no sentido oposto, bairro, que levam 234.985 passageiros.

O terceiro trecho da faixa vai atingir o restante das avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica. Esta terceira e última etapa vai começar a operar no dia 12 deste mês.

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