SP ganha mais 7,5 km de faixas de ônibus

14/10/2013 - Diário de São Paulo

Trechos da Zona Leste e da Zona Norte terão novos espaços implantados hoje pela Prefeitura DIÁRIO DE S. PAULO

Mais 7,5 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus começam a funcionar hoje. A implantação ocorre em trechos da Zona Leste e da Zona Norte da capital. Com isso, a malha implantada pela Prefeitura neste ano chega a 232,1 quilômetros — a meta inicial, de 220 quilômetros, foi superada.

O maior trecho novo, de 3,7 quilômetros, será na Avenida Marechal Tito, entre a Avenida Nordestina e a Rua Ribeiro Escobar, com sequência na Rua Beraldo Marcondes. Os ônibus terão exclusividade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro.

Ainda na Zona Leste, serão implantados mais 2,9 quilômetros de faixa exclusiva em outras cinco vias: Rua Doutor Luiz Ayres, Rua Castelo do Piauí, Avenida Itaquera, Rua Américo Salvador Novelli e Rua Augusto Carlos Bauman. O horário de funcionamento dependerá da via e do sentido.

Inicialmente, agentes da CET orientarão os motoristas nos novos trechos da Zona Leste. A fiscalização começa no dia 28.

Já na Zona Norte, passam a funcionar 900 metros de faixa exclusiva na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, no trecho entre a Rua Zilda e a Rua Padre João Gualberto. Os ônibus terão exclusividade de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h às 9h, e no sentido bairro, das 17h às 20h.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.