Prefeitura extingue empresa de ônibus na zona leste de SP

11/10/2013 - O Estado de São Paulo

Viação foi multada mais de 11 mil vezes neste ano; segundo a administração municipal; funcionários fizeram paralisação.

Caio do Valle - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil deixará de transportar passageiros na cidade de São Paulo "devido às reincidentes falhas na prestação de serviços", informou nesta sexta-feira, 11, a Prefeitura. Segundo a gestão Fernando Haddad (PT), a empresa foi multada 11.038 vezes neste ano "em função de mau atendimento à população". Com o descredenciamento, as linhas de parte da zona leste da capital serão reorganizadas e passarão a ser operadas por meio de contrato emergencial com outras viações. A área 4 dos transportes públicos paulistanos, onde operava a Itaquera Brasil, é alvo de reclamações dos passageiros e até de intervenções do governo municipal.

Veja também:
Por falta de pagamento, motoristas paralisam viação na zona leste de SP



Na madrugada, funcionários da Itaquera Brasil iniciaram uma greve por causa da falta de pagamento de salários e horas extras, além de impossibilidade do uso do plano de saúde, em uma das garagens da viação, em Cidade Tiradentes, na zona leste. Ao todo, 220 veículos não saíram às ruas em 24 linhas, que transportam, por dia, cerca de 150 mil passageiros. Uma operação emergencial foi posta em prática, com ônibus de outros operadores para atender metade da demanda.

Depois do episódio, que não foi o primeiro do tipo neste ano na Itaquera Brasil, a Secretaria Municipal dos Transportes decidiu descredenciar a viação. Em nota, a Prefeitura informou que "irá anunciar nos próximos dias a reorganização geral das linhas de toda a região onde a Novo Horizonte/Itaquera Brasil atuava na zona leste, visando a racionalizar o sistema e melhorar a eficiência da operação".

O texto revela que até agora em 2013 a empresa foi alvo de 8.030 reclamações de usuários, "todas referentes à qualidade do serviço, sendo que a queixa mais frequente é por excesso de intervalo em suas linhas". Também há "casos de motoristas que não atendem o sinal de parada, direção perigosa e descumprimento de partidas".

No primeiro semestre deste ano, a Itaquera Brasil (que no passado se chamava apenas Novo Horizonte) teve nota de 46,09 em uma avaliação feita pela São Paulo Transporte (SPTrans), posicionando-a no último lugar do ranking das operadoras de ônibus da cidade. A média das notas dessas empresas na capital paulista foi de 66,1. A avaliação leva em conta itens como ocupação dos ônibus, cumprimento de partidas, reclamações, acidentes, multas e manutenção dos veículos.

A Itaquera Brasil é uma empresa formada por ex-perueiros da região.