Com corredores lentos, SPTrans fará mudanças

24/10/2013 - Destak

A SPTrans (empresa que gerencia o transporte público em SP) vai reorganizar as 80 linhas do corredor Pirituba-Lapa-Centro, o que poderá resultar em corte de algumas delas.

As alterações visam aumentar a velocidade média dos coletivos que passam pela região - que, segundo dados da própria empresa, piorou no primeiro semestre deste ano em seis dos nove corredores existentes, na comparação com o mesmo período de 2012.

As razões apontadas para essa piora são o alto número de linhas que circulam pela faixa, as interferências físicas (como semáforos e cruzamentos) e a invasão por outros veículos no trecho exclusivo.

Só nos oito primeiros meses deste ano foram aplicadas pela CET 152,7 mil multas por invasão às faixas exclusivas, num aumento de 522% em relação ao mesmo período do ano passado.

O plano, segundo a empresa, é o de reorganizar os itinerários dessas linhas, reordenar as paradas e implantar locais para realização de conexões, que começará no início do ano que vem no corredor que liga Pirituba ao centro. Depois, o modelo será implantado em outros corredores.

A melhora no transporte público tem sido uma das principais reivindicações de atos do Movimento Passe Livre em bairros da periferia da capital.