Audiência pública discute corredores de ônibus em São José dos Campos

12/10/2013 - G1 Vale e Região

A Prefeitura de São José dos Campos realizou uma audiência pública na noite desta sexta-feira (11) na Câmara Municipal para discutir os corredores de ônibus, implantados há três meses na cidade, mas apenas 100 pessoas estiverem no local, muitas delas funcionárias da prefeitura.

No evento foram apresentados os resultados alcançados com as mudanças nas vias da cidade. O público se manifestou e questionou as multas aplicadas para motoristas que circulam nos corredores de ônibus. Quem permanece no corredor leva multa de R$ 85,10 e perde quatro pontos na carteira. O motorista só pode pegar faixa exclusiva se for virar ou estacionar.

"A proposta era que fosse apenas aplicado efetivamente essa multa a partir de uma reincidência, porque o que importa mais é uma campanha educativa e a partir daí não um sistema punitivo", disse Gabriel Silva Júnior, do núcleo regional do Plano Diretor.

O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, descarta a ideia apresentada pelos moradores e disse que houve oportunidades para debater o assunto antes da audiência pública. "Nós tivemos diversas reuniões com a Associação Comercial e Industrial, Sindicato do Comércio Varejista, no Sesc, várias oficinas do Centro Vivo que falaram sobre corredores. Lógico, que todos os processos que nem esses corredores, você pode ter medidas para aperfeiçoá-lo, melhorá-lo", afirmou.