18/09/2013 - Folha.com
Estudo divulgado nesta quarta-feira (18) pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aponta que a velocidade média dos ônibus subiu 46% nas faixas exclusivas implantadas neste ano em São Paulo.
Foram tabulados os dados de 77 trechos de faixas implantados entre 22 de fevereiro e 9 de setembro, totalizando cerca de 160 km. Nesses locais, a velocidade média passou de 14,3 km/h para 20,8 Km/h --melhora de 31%.
O índice de 46% se refere à média das melhorias em cada horário e sentido. De manhã, a melhora foi de 44% no sentido bairro e 33% no sentido centro. À tarde, a melhora foi de 66% (sentido centro) e 40% (bairro).
Os números representam medição feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação. O levantamento desconsiderou os dados nos trechos inferiores a 300 metros.
Os dados apontam que o maior ganho ocorreu na rua Zilda, na Casa Verde (zona norte), onde a velocidade cresceu 232%. Com a faixa implantada no dia 22 de julho, a velocidade média no período da manhã passou de 3,8 km/h para 12,6 km/h.
Em apenas um local, porém, ocorreu piora no desempenho dos ônibus. Na região do centro da Penha (zona leste), onde a faixa começou em 2 de setembro, a velocidade no período da tarde caiu 2,7%, passando de 14,9 km/h para 14,5 km/h.
No trecho do corredor norte-sul que engloba as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira de Guimarães, houve melhora de 62% com a faixa implantada em 5 de agosto. A velocidade média passou de 13,7 km/h para 22,2 km/h.
De acordo com a CET, um estudo completo ainda está sendo formatado, e os números divulgados são preliminares, pois levam em consideração apenas o início de operação das faixas.
"Ao longo das semanas, as velocidades tendem a se estabilizar. Este novo cenário, que apresentará a acomodação dos veículos e a rotina dos ônibus ao transitar pelas vias segregadas, ainda não aparece nesta primeira amostragem", diz a empresa.
META
A maioria das faixas exclusivas de ônibus foram implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT) após o início da onda de protestos que derrubou o preço da tarifa, em junho.
Antes, a meta da gestão era fazer 150 km até 2016. Após os protestos, a meta passou para 220 km e foi antecipada para o fim deste ano.
Até este ano, a cidade contava com 122 km de faixas. Haddad já implantou 169,8 km, dos quais 73% a partir de 17 de junho --data da maior manifestação.
O levantamento da CET aponta que, dos 77 trechos analisados, em apenas 6 as velocidades passaram os 25 km/h --meta que Haddad promete atingir até o fim da gestão.
Segundo a companhia, "com base neste trabalho inicial, os setores de planejamento e engenharia de campo terão um foco mais intenso nos locais onde a velocidade média tenha ficado abaixo da meta
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