São Paulo ganha mais 9,9 km de faixas exclusivas para ônibus nesta 2ª feira

06/09/2013 - Portal Terra

A prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), implantam nesta segunda-feira mais 9,9 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em seis vias da cidade. As faixas exclusivas funcionarão das 6h às 9h e das 17h às 20h na rua Pedro de Toledo (zona centro-sul) e nas avenidas Ragueb Chohfi (zona leste), Amador Bueno da Veiga (zona leste), Imirim (zona norte) e Dom Pedro I (zona sudeste). Já na rua Clímaco Barbosa (zona sul), a faixa será ativada apenas no período da manhã.

As ativações fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, melhorando o desempenho dos ônibus nos corredores e reduzindo o tempo de viagem. Com os novos trechos, a prefeitura atingirá, já nos primeiros oito meses de gestão, os 150 quilômetros de faixas exclusivas previstos para os quatro anos de governo.

Na avenida Ragueb Chohfi, a faixa exclusiva será ativada no trecho de 3,5 quilômetros entre a avenida Aricanduva e a rua Bento Guelfi. Na avenida Amador Bueno da Veiga, são 1,3 quilômetros, entre a avenida São Miguel e rua Enéas de Barros (sentido centro) e da praça D. Micaela Vieira até a rua Francisco Coimbra e entre as ruas Embiruçu e Evans (sentido bairro). Na Imirim, 1,4 quilômetro de faixa exclusiva será implantado no trecho entre a rua Quirinópolis e a praça Lions Clube. Na rua Clímaco Barbosa, a faixa exclusiva ocupará 1,1 quilômetro, entre a rua da Independência e o Largo do Cambuci.

Já na rua Pedro de Toledo, a faixa exclusiva será implantada ao longo de 500 metros entre a rua dos Otonis e a Avenida Professor Ascendino Reis. A CET realizará também algumas alterações na circulação, implantando o sentido único de circulação na rua Loefgreen, passando a operar da avenida Professor Ascendino Reis em direção à rua Dr. Bacelar. Além disso, será proibida a conversão à direita da rua Pedro de Toledo junto à avenida Professor Ascendino Reis sentido centro, tendo como alternativa a rua Dr. Bacelar.

Informações: Portal Terra