domingo, 15 de setembro de 2013

Fiscalização nos corredores de ônibus tem início em São José dos Campos

15/09/2013 - G1

A Prefeitura de São José dos Campos começa nesta segunda-feira (16) a fiscalização nos corredores exclusivos de ônibus. O objetivo é autuar motoristas que descumprem a regra e invadirem as faixas destinadas aos coletivos. Os corredores foram implantados em julho com a proposta de aumentar a velocidade média dos ônibus.


Foto: Carlos Santos/G1

Segundo a prefeitura, o motorista que for flagrado usando a faixa dos ônibus para ultrapassar a fila de carros na pista destinada aos veículos ou permanecer no corredor após um cruzamento será multado. A infração é considerada média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira de Habilitação (CNH).

Segundo a Secretaria de Transportes, o corredor exclusivo pode ser usado apenas para acessar comércios e residências, fazer conversões à direita ou para passar às demais faixas. Os corredores foram implantados em 10 avenidas da região central e começaram a operar no dia 27 de julho. A fiscalização começará 50 dias após a implantação das faixas exclusivas.

A pasta não informou um limite de extensão e de tempo em que o motorista poderá ocupar a faixa exclusiva a ônibus sem sofrer punições "Os agentes de trânsito foram treinados e estão capacitados para identificar a real intenção do condutor durante o procedimento de fiscalização", informou a Secretaria de Transportes.

Antes da fiscalização ser iniciada, a prefeitura também fez ajustes nas faixas exclusivas para ônibus. Na avenida Ahemar de Barros, uma das vias em que a implantação do corredor gerou maior polêmica, a prefeitura reduziu a extensão do corredor para evitar 'conflito com carros'. A alteração ocorreu no quarteirão da rua Coronel João Cursino e avenida Heitor Villa Lobos - nesse trecho, a prefeitura retirou a palavra "ônibus" do solo e também as faixas na cor azul que delimitam a faixa exclusiva. Com isso, nesse trecho, os carros podem trafegar em qualquer faixa.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário