Faixa do corredor norte-sul tem um ônibus a cada 40 segundos

16/09/2013 - Folha de SP

Após mais de um mês da inauguração do principal trecho das faixas exclusivas para ônibus no corredor norte-sul em São Paulo, a frequência desses veículos na via segregada atingiu a marca de um ônibus a cada 40 segundos, em média.

O intervalo é o estimado pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) desde o início da implantação dos trechos exclusivos.

Na sexta, no horário de pico da manhã, entre as 7h e as 8h, 103 ônibus passaram pelo ponto próximo ao viaduto Paraíso, no sentido centro. Os coletivos, em sua maioria, tinham como destino o terminal Bandeira, na região do Vale do Anhangabaú, no centro.

O intervalo entre um veículo e outro chegou ao máximo de um minuto e ao mínimo de cinco segundos.

Segundo passageiros que esperavam no ponto, o intervalo entre os ônibus não variou desde a instalação da faixa exclusiva e a frequência é, para eles, satisfatória.

A maioria dos ônibus que passou pela região era articulada ou biarticulada. Dos 61 coletivos desses modelos, 33 tinham assentos livres, 24 estavam cheios (poucas pessoas em pé) e quatro estavam lotados (várias pessoas em pé).

Dos coletivos não articulados, 42 passaram pelo ponto de ônibus próximo ao viaduto Paraíso --29 estavam vazios, nove cheios e quatro estavam lotados.

Os ônibus que passavam pela via composta pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís trafegavam, em média, a 24 km/h no horário de maior movimento, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Um ônibus vai do centro ao aeroporto de Congonhas gasta, em média, 30 minutos. Um carro leva 56 minutos para percorrer o mesmo trecho e trafega a 11 km/h, velocidade similar a de um patinete elétrico.