Dezoito vias de SP ganham novas faixas exclusivas para ônibus

23/09/2013 - G1 SP / Estadão / Folha de SP

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou nesta segunda-feira (23) um novo trecho com faixa exclusiva para ônibus no Corredor Norte-Sul, em São Paulo. A velocidade dos coletivos na via aumentou em até 108% desde a implantação das primeiras faixas, segundo a CET.

Outras 17 ruas e avenidas da cidade também receberam novos trechos exclusivos. Ao todo, a capital paulista contará com mais 20,4 km de faixas para ônibus. No ano, o número atingirá 190,2 km. A meta é implantar um total de 220 km de faixas até o fim de 2013.

As avenidas Celso Garcia, Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Eliseu de Almeida, Heitor Penteado, Padres Olivetanos e Raimundo Pereira de Magalhães, além das ruas Bernardino de Campos, Alvinópolis, Maria Carlota, Luís Gama, Silveira da Mota, Otto de Alencar, Barão de Iguape, dos Trilhos, Duarte de Azevedo, Jovita e o Viaduto Carlos de Campos serão os contemplados com a novidade.

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Veja os trechos que vão receber novas faixas:

Centro

Corredor Norte-Sul

A faixa foi implantada em um trecho com extensão total de 1,5 km, entre a Rua São Caetano e o Túnel João Paulo II. Ela vai funcionar apenas no sentido Aeroporto de Congonhas, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h

Zona Oeste

Avenida Eliseu de Almeida

A exclusividade para os coletivos já existente na via se estendeu em dois trechos que totalizam 1,8 km de extensão. O primeiro, funcionará apenas no sentido Centro, entre a Avenida dos Três Poderes e a Rua Alvarenga. O segundo trecho será ativado nos dois sentidos, entre as avenidas Ministro Laudo Ferreira de Camargo e Deputado Jacob Salvador Zveibil. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h na direção do Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

Avenida Heitor Penteado

A faixa exclusiva fica à direita, no trecho entre a Rua João Moura e a Avenida Doutor Arnaldo, ocupando 1 km. Ela vai funcionar no sentido Consolação, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Zona Sul

Ruas Luís Gama, Silveira da Mota, Otto de Alencar e Barão de Iguape

A faixa para ônibus ocupa 1,9 km à direita do corredor formado pelas quatro vias no trecho entre o Largo do Cambuci e a Avenida da Liberdade. Ela vai ficar em funcionamento apenas de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, na direção do Centro.

Rua Bernardino de Campos

A faixa de ônibus fica em uma extensão de 300 metros na faixa da direita, no trecho entre as ruas Tomás Carvalhal e Estela. A exclusividade funcionará apenas no sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Zona Norte

Av. Raimundo Pereira de Magalhães

A faixa foi implantada por 1 km na via, nos seguintes trechos: entre a Rua Agarum e a Avenida Miguel de Castro, em ambos os sentidos; por 100 metros antes da Rua Antonio da Silva Guimarães e por 280 metros antes da Rua Agostinho de Angola, apenas no sentido bairro; entre as ruas Antonio Pais de Sade e Antonio Pinto e Silva, apenas no sentido Centro. As faixas vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h na direção do Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

Ruas Duarte de Azevedo e Jovita

A faixa de ônibus fica no sentido bairro das duas vias, ocupando 700 metros. Primeiro, pela Rua Duarte de Azevedo, no trecho entre a Avenida Cruzeiro do Sul até a chegada à Rua Jovita. De lá, a faixa segue até a Rua Major Sampaio. A faixa funcionará de segunda a sexta-feira, apenas das 17h às 20h.

Zona Leste

Avenida Celso Garcia

A exclusividade para os coletivos já existente na via foi ampliada por mais 2,5 km, na direção do bairro. O novo trecho funcionará entre as ruas Marcos Arruda e Coronel Rodovalho. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira, apenas das das 17h às 20h.

Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello

Um trecho de 4,1 km de extensão da via recebeu a faixa exclusiva para ônibus em ambos os sentidos. A exclusividade valerá entre as ruas Francisco Fett e Itamumbuca, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido Centro, e das 17h às 20h em direção ao bairro.

Rua dos Trilhos

Na via, foi implantado 1,2 km de faixa exclusiva à direita entre as ruas Doutor Almeida Lima e Clark. Os coletivos circularão com exclusividade pelo trecho de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, no sentido bairro.

Ruas Alvinópolis, Maria Carlota, Viaduto Carlos de Campos e Avenida Padres Olivetanos

As faixas funcionam à direita das vias, no sentido bairro, por um total de 3,5 km. O trecho exclusivo começa na Rua Alvinópolis, na altura da Rua Antônio Lamanna, e segue por toda a extensão da Avenida Padres Olivetanos, passando pela Rua Maria Carlota e também pelo Viaduto Carlos de Campos. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira, apenas das 17h às 20h.

O Estado de SP

Faixa de ônibus chega ao Túnel do Anhangabaú

Mais um trecho de faixas exclusivas de ônibus começa a funcionar nesta segunda-feira, 23, no Corredor Norte-Sul. A nova via tem 1,5 km e inclui as Avenidas Tiradentes e Cásper Líbero, a Rua Brigadeiro Tobias e o Túnel do Anhangabaú, no sentido do Aeroporto de Congonhas. A proibição para carros valerá das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 14h nos sábados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também inaugura faixas exclusivas de ônibus em outras 17 vias, com total de 20,4 km de novas pistas reservadas aos coletivos a partir de hoje. Assim, São Paulo já alcançou 190,2 km de faixas exclusivas - a Prefeitura pretende implementar um total de 220 km no programa até o fim de 2013.

A Rua Heitor Penteado, na zona oeste, também terá 1 km de faixa exclusiva para coletivos a partir de hoje, entre a Rua João Moura e a Avenida Doutor Arnaldo. Pela via circulam dez linhas de coletivos. A faixa funcionará de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h, no sentido da Avenida Doutor Arnaldo.

Aprovação. As faixas exclusivas, segundo pesquisa do Ibope e da Rede Nossa São Paulo, foram aprovadas por 93% dos paulistanos. Outro estudo da CET e da SPTrans mostra que os coletivos passaram, em média, de 14 km/h para 21 km/h. A intenção da gestão Fernando Haddad (PT) é levar o programa para as vias mais movimentadas.

Folha de SP

SP ganha hoje mais 20,4 km de faixas só para ônibus

Anhaia Melo terá 4,1 km de pistas restritas e Heitor Penteado terá faixa entre rua João Moura e av. Dr. Arnaldo, sentido Consolação

As avenidas Professor Luiz Ignácio Anhaia Melo (zona leste) e Heitor Penteado (zona oeste) ganham hoje faixas de exclusivas de ônibus.

As vias estão em um pacote de 20,4 km de faixas que começam a operar hoje em todas as regiões --a maior parte (12,2 km) na zona leste.

A Anhaia Melo terá 4,1 km de pistas restritas entre a ruas Francisco Fett e Itamumbuca. A Heitor Penteado, na Vila Madalena, terá faixa no trecho entre a rua João Moura e a av. Dr. Arnaldo, sentido Consolação

A prefeitura também vai ampliar o trecho exclusivo já existente no corredor norte-sul: entre a avenida Tiradentes e o túnel Anhangabaú.

A faixa vai funcionar apenas no sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados até as 14h.

Ainda no centro, o Cambuci terá 1,9 km de faixas nas ruas Luís Gama, Silveira da Mota, Otto de Alencar e Barão de Iguape. Elas vão funcionar de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido centro.

Também começam as faixas na rua Bernardino de Campos, no Paraíso (zona sul); na rua dos Trilhos, na Mooca (leste); na rua Tomazzo Ferrara, em Itaquera (leste); nas ruas Alvinópolis, Carlos de Campos, Maria Carlota e Padres Olivetanos, na Vila Matilde (leste); na av. Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba (norte); e nas ruas Duarte de Azevedo e Jovita, Santana (norte).

A maioria vai operar nos horários de pico.

Serão ainda ampliados os trechos nas avenidas Celso Garcia (zona leste) e Eliseu de Almeida (zona oeste).

O motorista flagrado na via exclusiva leva três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. As autuações nos novos trechos, porém, ainda não têm data para começar, diz a prefeitura.