CET inaugura mais 13,9 km de faixas de ônibus amanhã em SP

29/09/2013 - Folha de SP

A cidade de São Paulo vai ganhar mais 13,9 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira (30). Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a mudança vai atingir vias da região central e das zonas leste e sul.

Na zona leste, a rua Guaiaúna, na Penha, ganhará a sinalização preferencial de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h, e das 17h às 20h. Por conta disso, haverá alteração em toda a via, que passará a operação em sentido único. Também passará a ser mão única a rua Aracati, entre as ruas Guaiaúna e Major Ângelo Zanchi.

Começarão a funcionar também as faixas exclusiva nas avenidas Márcio Beck Machado e Sousa Ramos, em Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital. Ela estará entre a rua Arroio Triunfo e a avenida dos Metalúrgicos, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, no sentido bairro.

Outra faixa exclusiva está na região da Vila Carrão (zona leste) e passará pelas ruas Antônio de Barros, Cesário Galeno e Honório Maia, no viaduto e avenida Conselheiro Carrão, além das ruas Gonçalo Nunes e Rodrigues Velho. O horário de funcionamento será o mesmo das demais faixas implantadas na região.

Ainda na zona leste, havia faixa exclusiva aos coletivos na avenida Nagib Farah Maluf e na avenida Prof. João Batista Conti, na região de Itaquera. Ela estará na faixa da direita e funcionará de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h, e das 17h às 20h, no sentido bairro.

Na zona sul da capital paulista, será inaugurada uma faixa na rua Dr. João César de Castro, que funcionará segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30, no sentido terminal Guarapiranga. Já no sudeste, ela estará nas ruas Bom Pastor e Antônio Marcondes e na avenida Nazaré, funcionando das 6h às 9h.

A av. Dr. Arnaldo também terá sinalização preferencial para os ônibus a partir de amanhã. Ela estará entre as ruas Heitor Penteado e Galeno de Almeida, onde os coletivos terão a exclusividade à direita de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h, sempre no sentido centro.

Já na av. Nove de Julho, as faixas estarão nos dois sentidos, no trecho entre as avenidas Cidade Jardim e São Gabriel. Elas funcionarão de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h, interligando assim o Corredor da av. Nove de Julho já existente com a av. Cidade Jardim.

Na região central da cidade, uma nova faixa exclusiva estará na avenida Casper Líbero, no trecho entre a rua Mauá e a rua Washington Luís, sentido sul. Ela funcionará sempre de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

Outra faixa de coletivos estará na rótula central --o eixo composto pela av. São Luiz, viaduto Nove de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula. A exclusividade de ônibus vai valer entre as avenidas Ipiranga e Brigadeiro Luís Antônio de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

O desrespeito à sinalização pode resultar em multa que varia de R$ 53,20 (faixas à direita) a R$ 127,69 (à esquerda). A prefeitura aponta que até o final do ano, a cidade deverá ter 220 km de faixas exclusivas de ônibus.