SP: quatro novas faixas exclusivas para ônibus entram em operação nesta 2ª

19/08/2013 - Terra


Avenida Brigadeiro Luis Antônio ganhou faixa exclusiva para ônibus nesta segunda-feira em São Paulo - Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Leia: Quatro vias de SP ganham novas faixas de ônibus nesta segunda-feira - G1 SP

Quatro novas faixas exclusivas para ônibus entraram em operação nesta segunda-feira em São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram ativados trechos nas avenidas Brigadeiro Luis Antônio, Francisco Matarazzo e Águia de Haia, e na rua rua João Teodoro. Ao todo, são 10,5 quilômetros novos e a cidade passa a contar, ao todo, com 128,62 quilômetros de faixas exclusivas implantadas em 2013.

A ampliação faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, que busca priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com a implantação das faixas, a intenção é reduzir os tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Na Brigadeiro Luis Antônio, a nova faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h, desde a praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula. São 4,8 quilômetros. No sentido do bairro, será colocada uma faixa exclusiva complementar a já existente no contra-fluxo do tráfego geral.

Na avenida Francisco Matarazzo, os ônibus trafegarão com exclusividade na faixa à esquerda em dois trechos distintos, que somam 500 metros de extensão, das 4h às 23h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 4h às 15h. Já na Águia de Haia, a faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h, no sentido centro e, das 17h às 20h no sentido bairro, desde a avenida São Miguel até o acesso à Radial Leste, totalizando 4,3 quilômetros de faixa exclusiva.

Os ônibus poderão circular com exclusividade na rua João Teodoro, entre as avenidas do Estado e Tiradentes, de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h, em um trecho de 900 metros de extensão.