Pista para coletivo começa a valer hoje na Av. Indianópolis

12/08/2013 - Estado de SP / Folha de SP

Leia sobre o assunto: Em corredor, velocidade de ônibus é o dobro da de carro - Folha de SP

Com faixa, ônibus já ganha de carro por 30 minutos - O Estado de SP

Faixa exclusiva prioriza população sobre transporte individual - Folha de SP

Corredor norte-sul recebe mais um trecho de faixa exclusiva - UOL

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar a partir de hoje a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Indianópolis, na zona sul da cidade, em ambos os sentidos entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta. Também hoje será inaugurada a terceira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul, desde a Rua Joaquim Nabuco, passando pelas Avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro até a Avenida Senador Teotônio Vilela.

As novas faixas de ônibus fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus lançada há cerca de um mês pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade de São Paulo, reduzindo o tempo das viagens. Ao todo, mais de 60 km de faixas já foram instaladas.

Os resultados da iniciativa já são visíveis: nesse período, a velocidade dos coletivos nos locais que receberam as novas faixas praticamente dobrou. Na semana passada por exemplo, o trajeto de 23 km entre o Terminal Capelinha, no extremo sul da cidade, e a Praça da Sé, na região central, demorou 1h50 de carro e 1h20 de ônibus - uma economia de 30 minutos para quem usou os coletivos.

Indianópolis. Segundo a CET, a exclusividade para o transporte coletivo na faixa da Indianópolis valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro. Ao todo a faixa terá 2,4 km de extensão.

No Corredor Norte-Sul, os horários da faixa exclusiva para ônibus são diferentes: valem de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Nessa terceira etapa de implantação da faixa foram utilizadas 141 placas de trânsito, 4.500 m² de pintura e 20 faixas de vinil relativas à adequação da sinalização horizontal.

Segundo a CET, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20.

Folha de SP

Faixa exclusiva da norte-sul tem novo trecho

DO "AGORA"

Começa a funcionar hoje o terceiro trecho da faixa exclusiva de ônibus à direita do corredor norte-sul. Com 13 km de extensão, ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

O terceiro trecho liga o viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Campo Belo, à avenida Senador Teotônio Vilela, na Cidade Dutra (zona sul de SP). A faixa de ônibus terá mais uma extensão, até a avenida Atlântica, também na Cidade Dutra, ainda sem data de abertura.

Com a abertura do novo trecho, o corredor norte-sul passa a ter 25 km de faixas exclusivas no total.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não informa quando começará a aplicar multas aos motoristas que invadem a faixa. Por enquanto, a fiscalização tem caráter educativo.

Para implementar o terceiro trecho da faixa, a CET precisou fazer alterações no trânsito para os carros.

Os motoristas que seguem no sentido bairro da avenida Interlagos terão duas opções a menos de conversão. Eles não podem mais virar à esquerda para acessar as avenidas Yervant Kissajikian e João Peixoto Viegas.

Com isso, os motoristas terão que fazer o retorno no shopping Interlagos.

A prefeitura também abrirá hoje uma faixa exclusiva de ônibus na av. Indianópolis, um dos principais acessos ao corredor norte-sul.

Com 2,4 km de extensão entre as avenidas Jabaquara e Moreira Guimarães, a faixa funcionará de segunda a sexta das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h no sentido bairro. A medida vai ligar os bairros da Saúde e Planalto Paulista.

De acordo com a SPTrans (empresa que administra o transporte), 12 linhas de ônibus circulam pela região da faixa exclusiva. Cerca de 114 mil passageiros utilizam diariamente as linhas que passam pelo novo trecho.



Nos horários de funcionamento da faixa, veículos ficarão proibido