Corredor norte-sul recebe mais um trecho de faixa exclusiva

11/08/2013 - Jornal da Manhã – Uberaba

Leia: Avenidas Indianópolis e Interlagos terão faixa para ônibus - O Estado de SP / Agora SP

Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de São Paulo implanta o terceiro trecho da faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul, da rua Joaquim Nabuco, que passa pelas avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro até a avenida Senador Teotônio Vilela. A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6h às 22h, uma extensão de 13 km.

O primeiro trecho foi instalado no último dia 29, entre a rua Paineira do Campo e a rua Carlos de Souza Nazaré em ambos os sentidos. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, um total de 2,1 km.

Já o segundo trecho, implantado na última segunda (5), opera desde o túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Professor Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a avenida Jornalista Roberto Marinho.

De acordo com a prefeitura, neste segundo trecho a velocidade dos ônibus teve aumento de 58,8% no pico da manhã, sentido centro, em comparação com a velocidade média registrada antes da implantação da faixa.

No último dia 2, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, informou que a velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas implantadas neste ano aumentou 30%. No primeiro trecho do corredor norte-sul, houve um aumento na velocidade de 13 km/h para 25 km/h.

Trechos por onde os ônibus vão circular na terceiro trecho da faixa

Sentido Sul (bairro)

Avenida Washington Luís, entre o viaduto Deputado Luis Eduardo de Magalhães e a praça Ministro Pedro Chaves

Avenida Interlagos, entre a praça Ministro Pedro Chaves e a praça Enzo Ferrari

Avenida do Jangadeiro, entre a praça Moscou e a avenida Senador Teotônio Vilela

Sentido norte (centro)

Avenida Interlagos, entre a praça Enzo Ferrari e a praça Ministro Pedro Chaves

Avenida Washington Luís, trecho entre a praça Ministro Pedro Chaves e o viaduto Deputado Luis Eduardo de Magalhães.

Alteração de circulação

A prefeitura vai desativar a conversão à esquerda da avenida Interlagos, sentido bairro, para a avenida João Peixoto Viegas. Também será desativada a conversão à esquerda da avenida Interlagos, sentido bairro, para a avenida Yervant Kissajikian.

Alternativas

Os veículos que trafegam pela avenida Interlagos, sentido bairro, com destino às avenidas João Peixoto Viegas e Yervant Kissarjikian, deverão prosseguir em frente e utilizar a faixa de conversão à esquerda, em frente ao shopping Interlagos, retornando ao caminho desejado.

Posteriormente, a faixa exclusiva do corredor norte-sul será ampliada da avenida Senador Teotônio Vilela até a avenida Atlântica.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Mudança de itinerário

Por conta da implantação do novo trecho de faixa exclusiva, cinco linhas de ônibus vão sofrer alteração no itinerário.

5175/10 Balneário São Francisco – Pça. da Sé

509J/10 Jd. Selma – Pq. Ibirapuera

6366/10 Jd. Miriam – Term. Bandeira

517J/10 Jd. Selma – Berrini

Ida: Sem alteração.

Volta: Normal até a avenida Interlagos, avenida Engenheiro Alyrio Hugueney de Mattos, rua Sargento Geraldo Santana, avenida Yervant Kissajikian

509J/21 Vila Missionária – Moema (Circular)

Sentido único: normal até a avenida Washington Luiz, avenida Interlagos, avenida Engenheiro Alyrio Hugueney de Mattos, rua Sargento Geraldo Santana, avenida Yervant Kissajikian.