CET inaugura novas faixas para ônibus em 11 vias de São Paulo

24/08/2013 - G1 SP / Diário de SP


 A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta faixa exclusiva de ônibus no Corredor Norte-Sul na Avenida 23 de Maio, em São Paulo. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo) CET vai implantar último trecho de faixa exclusiva para ônibus no Corredor Norte-Sul. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai inaugurar nesta segunda-feira (23) novas faixas exclusivas para ônibus em onze vias de São Paulo. Trechos das avenidas Nova Cantareira, Tucuruvi, Água Fria, Senador Teotônio Vilela, e das ruas Monte DOuro, Maria Cândida, Olavo Egídio, Domingos Calheiros, Coronel Sezefredo Fagundes, Lavapés e Independência receberão a nova faixa.

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público. No período, será implantada a quarta e última etapa da faixa no Corredor Norte-Sul, que vai ficar na Avenida Senador Teotônio Vilela.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Veja os trechos que vão receber a nova faixa:

Avenida Senador Teotônio Vilela

A última etapa da faixa de ônibus no Corredor Norte-Sul ficará na Avenida Senador Teotônio Vilela, em uma extensão de 1,25 km, da Avenida do Jangadeiro até a Avenida Atlântica (Largo do Rio Bonito). Ela vai funcionar em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta feira entre as 6h e as 22h.

Avenida Nova Cantareira

A faixa será implantada no sentido Centro, no trecho entre a Avenida Tucuruvi e a Rua Domingos Calheiros, em uma extensão de 300 metros. Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

Em outro trecho, a faixa exclusiva vai ficar no sentido bairro, entre a Avenida Água Fria e Rua Agente Gomes. No local, ela vai funcionar entre as 17h e as 20h.

Rua Monte D'Ouro

Na Rua Monte DOuro, a faixa vai ser implantada no sentido bairro, ao longo de 300 metros, desde a Avenida Tucuruvi até a Rua Coronel Sezefredo Fagundes. A nova faixa ficará à direita da via e vai funcionar de segunda a sexta-feira das 17h às 20h.

Rua Maria Cândida

A faixa ficará no sentido Centro, entre a Rua Guaraçaí e a Avenida Luís Dumont Villares. No trecho, ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Rua Olavo Egídio

Na Rua Olavo Egídio, a faixa para ônibus ficará entre as avenidas Luís Dumont Villares e Cruzeiro do Sul. Ela ficará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Avenida Tucuruvi

A avenida terá a faixa implantada no sentido bairro, no trecho entre a Rua Domingos Calheiros e a Rua Coronel Sezefredo Fagundes, ao longo de 300 metros. A faixa será ativada de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.

Outro trecho da faixa na via será inaugurado entre a Avenida Guapira e a Rua Paulo de Faria, com 120 metros. Ele será ativado de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

Rua Domingos Calheiros

A faixa será implantada no sentido bairro, entre a Avenida Nova Cantareira e a Avenida Tucuruvi, em um total de 300 metros. No trecho, a faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.

Avenida Água Fria

Na Avenida Água Fria, a faixa para ônibus ficará no sentido Centro, entre a Rua Jerônimo Dias e Avenida Nova Cantareira. Ela ficará em funcionamento apenas de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.

Rua Coronel Sezefredo Fagundes

Na rua, a faixa vai ser implantada no sentido Centro, ao longo de 200 metros, desde a Rua Monte D'Ouro até a Avenida Tucuruvi. A nova faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira apenas na parte da manhã, das 6h às 9h.

Rua Lavapés

A nova faixa vai ficar entre a Rua do Glicério e o Largo do Cambuci e deve funcionar entre as 17h e as 20h, de segunda a sexta-feira.

Rua Independência

Na Rua Independência, a faixa exclusiva será implantada do Largo do Cambuci até a Avenida Dom Pedro I. A exclusividade de tráfego para ônibus vai valer de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas.

Diário de SP

Novas vias terão faixas a partir de segunda

Trecho para ônibus no corredor Norte-Sul vai ser ampliado e a fiscalização com multa começa dia 26

Na próxima segunda-feira, a SPTrans e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantam faixas exclusivas de ônibus em doze vias, nas zonas Norte e Sul da capital. Os coletivos passam a ter  prioridade também agora na Avenida Nova Cantareira, Rua Monte D'Ouro, Rua Maria Cândida, Rua Olavo Egídio, Avenida Tucuruvi, Rua Domingos Calheiros, Avenida Água Fria, Avenida Nova Cantareira, Rua Coronel Sezefredo Fagundes, Rua do Lavapés e Rua Independência.

Também na segunda-feira, vai ser implantada a última etapa da faixa exclusiva no corredor Norte-Sul, com 1,25 quilômetro de extensão na Avenida Senador Teotônio Vilela, desde a Avenida do Jangadeiro até a Avenida Atlântica (Largo do Rio Bonito).

Nos outros trechos do corredor Norte-Sul, onde as faixas já foram implantadas, começa a fiscalização dos agentes de trânsito e os motoristas podem ser multados em R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação.

Segundo a SPTrans, desde o início do ano até agora já foram implantados 128,56 quilômetros de faixas exclusivas. Com as ativações desta segunda-feira, as vias exclusivas somarão 136,06 quilômetros.


Velocidade dos coletivos tem ganho acima de 50%, diz CET

Estudos preliminares da CET, referentes aos trechos 2 e 3 da faixa exclusiva do corredor Norte-Sul, com dados coletados entre 12 e 16 de agosto, indicam que houve ganho acima de 50% na velocidade média dos ônibus nos três períodos medidos: manhã, entre pico e tarde. O melhor desempenho da velocidade foi observado no sentido Centro, no período da tarde, onde a velocidade média  dos coletivos na faixa saltou de 12,72 km/h para 23,25 km/h. Um ganho equivalente a 83% , segundo a CET.

Agora - São Paulo

Carros ficam proibidos em avenida com faixa exclusiva


O quarto trecho da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul será inaugurado na próxima segunda-feira, na avenida Teotônio Vilela (zona sul de SP).

A novidade é que parte da via será destinada apenas para circulação de coletivos.

O novo trecho do corredor ficará entre as avenidas do Jangadeiro e Atlântica, com uma extensão de 1,25 km.

No trajeto entre a rua Padre José Garzotti e a avenida do Jangadeiro, o trânsito será exclusivo para os ônibus no sentido centro durante todo o dia, independente do horário de operação da faixa.

Os motoristas que passam pelo local terão de usar um desvio um desvio para chegar à avenida do Jangadeiro.